Em 31 de outubro de 2018, 8:52 hora local, na cidade de Arkhangelsk, na entrada do salão de recepção do Escritório Regional do Serviço Federal de Segurança (FSB) da Federação Russa na Região de Arkhangelsk uma explosão foi ouvida. O anarquista revolucionário Mikhail Vasilievich Zhlobitsky, também conhecido no canal Telegram como Valerian Panov, foi imolado. Este é o primeiro caso de anarquistas que atacam o FSB em 19 anos: o ataque anterior foi organizado em 1999 contra o escritório de recepção do FSB em Moscou pela organização New Revolutionary Alternative.
Mikhail Zhlobitsky, de 17 anos, morreu em consequência da explosão, causando ferimentos graves a três oficiais do FSB.
Poucos minutos antes da explosão, Mikhail deixou uma mensagem em um dos chats anarquistas do Telegram, onde explicava as razões de sua ação:
“Companheiros, agora no prédio da FSB em Arkhangelsk, haverá um ataque terrorista, responsabilidade que eu assumo. As razões são claras para vocês. Desde o momento que o FSB fabrica casos e tortura pessoas, eu decidi ir para cima deles. É bem provável que eu morra devido à explosão, uma vez que o explosivo é ativado diretamente, pressionando o botão conectado à tampa da bomba. Por isso, peço que as informações sobre este ataque sejam divulgadas, quem o cometeu e as razões.
Bem, assim como em tudo. Eu desejo que vocês sigam em frente e sem compromissos para o nosso objetivo.
Brilhante é o futuro do comunismo anárquico!”
Inclinamos nossas cabeças para o heroísmo de nosso companheiro. Não nos conhecíamos em vida, mas através de sua mensagem, deixou uma impressão de si mesmo como uma pessoa inteligente e bem preparada, que não é indiferente e aspira a ir além da luta cívica da oposição oficial que é agora popular.
Não há dúvida de que Mikhail agiu de acordo com suas ideias, entendeu seus motivos claramente e conscientemente se sacrificou em ação. É impossível ler as histórias de nossos camaradas sobre a tortura nas masmorras da Gestapo-FSB sem o coração sangrar e sem ser tomado por uma sede de vingança contra os sádicos uniformizados. Quando um sentimento de indignação e um desejo de justiça esgota a paciência, quando o conflito moral interior torna-se intolerável para uma pessoa honesta, a preocupação com o seu próprio bem-estar desaparece antes de se decidir pela vingança contra os canalhas. Os anarquistas freqüentemente fizeram isso no passado, apressando-se em um ataque suicida contra um tirano e um carrasco.
Mikhail mostrou compostura e resistência de um verdadeiro revolucionário. Estamos profundamente chocados, cheios de tristeza pela morte heroica de Mikhail e profundamente entristecidos por ele não ter deixado nenhuma opção para si mesmo.
Aceitamos Mikhail como ele é, e expressamos nossa total solidariedade e respeito por sua Lei. Ele viveu como acreditava certo, e morreu, como um herói, na luta pelos ideais de Liberdade e Justiça.
Morte à colisão federal dos infinitos!
Viva a anarquia!
Mikhail Zhlobitsky sempre presente em nossa memória! Descanse em paz, querido companheiro.
Fonte: https://a2day.net/in-arkhangelsk-anarchist-misha-zhlobitsky-explodes-fsb-reception/
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Noite em Naniwa —
Sobre o mercado de pulgas,
flores de ameixeira.
Takebe Sôchô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!