Coincidindo com o aniversário da morte de Buenaventura Durruti se realiza um ato de homenagem nas tumbas de Durruti, Ferrer i Guardia e Anselmo Lorenzo no cemitério de Montjuic, será no domingo, 18 de novembro, às 12 horas.
Como cada ano, os esperamos ante as tumbas de Francesc Ferrer i Guardia, Francisco Ascaso e Buenaventura Durruti, no cemitério de Montjuïc, no domingo 18 de novembro de 2018, às 12 horas da manhã (Entrada Puerta de la Pedrera).
Organiza: Mujeres Libres
Apresenta: Antonina Rodrigo
Intervêm: Laura Vicente, catedrática e historiadora. Kike García Francés, professor e escritor. Dolors Marín, professora e historiadora. José Luis Castillo, poeta. Susana Koska, Atriz, cineasta e escritora.
Ao finalizar o ato, visita às tumbas de Anselmo Lorenzo e Amalia Domingo Soler e outros caídos em defensa das liberdades.
No cinquentenário do falecimento de Amparo Poch y Gascón (Zaragoza, 1902 – Toulouse (França),1968): MUJERES LIBRES, reivindica sua memória altruísta e compromisso com a Pedagogia e a Saúde, em luta por conquistar realizações básicas para o progresso da mulher obreira, ao erradicar o analfabetismo, para a conquista de sua autonomia. Presidenta da Liga Espanhola de Resistentes à Guerra, Sociedade Internacional de Objetores de Consciência, durante a guerra (1936-1939), atuou da única maneira que poderia fazê-lo uma Médica: Salvando vidas humanas. Fez parte da Junta de Proteção de Órfãos dos Defensores da República e da Junta Delegada de Defesa de Madrid, responsável das primeiras expedições de crianças evacuadas ao estrangeiro. Até o final de seus dias, seu espírito filantrópico prosseguiu no exílio.
Mujeres Libres
Fonte: http://memorialibertaria.org/node/2938
agência de notícias anarquistas-ana
Estação de trem —
Tantos lenços acenando
em meio à garoa.
Regina Alonso
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!