Um companheiro antifascista foi preso na última quinta-feira (15/11/2018), na noite anterior à chegada da líder da extrema-direita francesa Marine Le Pen à Bulgária. O motivo da sua detenção foi pixar “Refugees Welcome, Le Pen Go Home” no monumento do Exército Soviético no centro de Sofia. Esse monumento em particular foi pixado muitas vezes por vários movimentos políticos nos últimos 30 anos e tem sido continuamente objeto de debate público. É por isso que a embaixada russa insiste na proteção especial deste monumento. Em conformidade, a polícia tem lidado com sua vigilância ostensiva desde o final de outubro de 2018.
No dia seguinte à detenção (16/11/2018), a promotoria regional iniciou um processo de pena contra o nosso companheiro e a detenção foi prolongada para 72 horas, não as habituais 24 horas dadas em casos menores de detenção. Ele foi acusado de “um ato particularmente ousado de vandalismo feito com extremo cinismo”, um crime que pode resultar em até 5 anos de prisão. Essa dura acusação exigiu a contratação imediata de um advogado que assumiu a defesa. Nosso companheiro foi libertado ao meio-dia do domingo (18/11/2018), embora a acusação tenha pedido a prorrogação da detenção durante o julgamento (que pode levar meses e até anos). Felizmente, o juiz decidiu libertá-lo enquanto aguarda julgamento.
Tal caso é sem precedentes na Bulgária e é um sinal preocupante do crescente autoritarismo nos países do Leste Europeu. Muito recentemente, a cidade de Sofia tornou-se internacionalmente famosa por ter o maior número de suásticas pixadas com spray e mensagens de ódio em fachadas urbanas entre as capitais europeias. É extremamente preocupante que nesta cidade uma mensagem de solidariedade e contra o crescente fascismo seja tão severamente perseguida.
Nosso companheiro é um estudante de 22 anos. Até agora, sua defesa custou 500 euros [mais ou menos 2 mil reais], um custo elevado para ele e sua família. É por isso que estamos iniciando uma campanha de solidariedade para reunir o dinheiro para sua defesa legal.
Como anarquistas, antiautoritários e antifascistas, sentimos que a necessidade de se expressar politicamente em nome dos oprimidos e contra aqueles que pedem ainda mais opressão é mais importante do que a aparência de alguns monumentos históricos questionáveis ou as leis do sistema burguês. Se você concorda conosco, por favor ajude-nos a apoiar nosso querido companheiro. Obrigado!
>> Mais informações, como ajudar: bask2018@riseup.net
(As fotos em anexo foram tiradas por câmeras de vigilância da polícia no local)
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Nuvens se espalham –
No azul profundo da noite
brilha a lua cheia…
Guin Ga
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!