Na manhã do último sábado, 8 de dezembro, foi convocado para uma praça perto da catedral ortodoxa grega Agios Minas, em Heraklion, um evento em memória do fascista K. Katsifas. Diversos grupelhos de extrema direita e fachas responderam ao chamado, uns 40 fascistas no total, inclusive um deputado. No local também havia policiais protegendo seus amiguinhos, como de costume.
Contudo, aproximadamente 50 antifascistas se reuniram nas proximidades da praça desde às 9 da manhã. Na sequência, determinados, foram ao encontro dos fascistas. Então, por cerca de 1 hora, os companheiros enfrentaram os fascistas no corpo a corpo. Levando a pior, os fachas, 20 deles, correram para dentro da igreja para se proteger. A polícia tentou cercar os companheiros na praça, mas uma parte escapou e foi atrás dos fascistas.
Um arcebispo tentou acalmar os ânimos. Mas o plano dos fascistas e seus amiguinhos fardados não estava dando certo. Os fascistas foram surrados pela metade dos companheiros, enquanto a outra metade suportou a investida dos policiais. Os fascistas acabaram correndo, se espalhando e se escondendo nas ruas estreitas de Lakkos.
Resumindo: 3 a 4 fascistas foram parar no hospital e vários outros feridos. Do lado antifascista, alguns ligeiramente feridos por policiais e um com lesões na cabeça.
Como afirmaram os companheiros em postagem no Indymedia Atenas, “hoje foi outro dia de sol brilhante, que Heraklion mostrou dinamicamente que foi e continuará a ser antifascista! Foi outro dia que vimos com os nossos olhos a cooperação de bastardos e fascistas.”
Fonte: https://athens.indymedia.org/post/1593898/
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
De ponta-cabeça,
O rouxinol entoa
As primeiras notas.
Takarai Kikaku
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!