Luxemburgo, um pequeno país na Europa, com quase 600 mil habitantes, deve se tornar o primeiro do mundo a tornar todos os seus transportes gratuitos. A promessa da coalização reeleita para o governo é abolir as tarifas de trens, bondes e ônibus. O governo também está considerando, segundo o jornal The Guardian, legalizar a maconha e incluir mais dois feriados no calendário.
Apesar de pequeno, o país tem uma taxa de 662 carros para cada mil pessoas – a maior de toda a União Europeia. Atraídos por salários maiores, cerca de 180 mil pessoas das vizinhas Bélgica, Alemanha e França viajam diariamente a Luxemburgo para trabalhar, quintuplicando a população de sua capital.
A ideia do novo governo é combater o aquecimento global ao estimular o uso de ônibus, trens e bondes. Parte dos custos serão cobertos pelo fim de uma isenção fiscal dada aos usuários de transportes. Hoje, os passageiros pagam € 2 para até duas horas de transporte, o que, em um país de apenas 2.590 quilômetros quadrados, cobre praticamente qualquer jornada.
Estudantes de nível secundário podem usar ônibus gratuitos que os levam de casa à escola. E este ano, o país já tinha adotado a gratuidade no transporte para crianças e jovens com menos de 20 anos. E, agora, todos os tíquetes de transportes públicos serão abolidos a partir de meados de 2019.
A expectativa é que a medida gere economia na coleta e processamento de tarifas. Ela também deve encorajar os cidadãos a deixar o carro na garagem, ajudando a reduzir os engarrafamentos, um problema especialmente sério na capital de Luxemburgo.
Outros projetos de gratuidade no transporte
Outros países já experimentam projetos de gratuidade no transporte. A Estônia, por exemplo, oferece transporte grátis aos residentes de sua capital, Tallinn, desde 2013. A Alemanha, que enfrenta críticas pela péssima qualidade do ar no país, testará o modelos nos próximos anos em cidades com grande fluxo, como Bonn e Essen.
Fonte: The Guardian
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/10/24/grecia-o-transporte-publico-e-um-bem-social/
agência de notícias anarquistas-ana
Até mesmo o céu
Embriagado pelas flores?
Nuvens cambaleantes.
Nonoguchi Ryûho
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!