As cenas registradas na fronteira dos Estados Unidos com o México continuam a chocar o mundo. De um lado, milhares de imigrantes a espera de uma chance para atravessar e do outro, soldados estadunidenses impedindo que isso aconteça. O registro mais recente e alarmante e que está chamando a atenção da mídia é o de um menino de oito meses de vida sendo empurrado em um pequeno buraco sob o muro na fronteira [foto].
O imigrante Joel Mendez, 22 anos e natural de Honduras, e sua esposa Yesenia Martinez, 24, passaram o filho, Daniel, pelo buraco, em uma tentativa perigosa de chegar em terras estadunidenses.
De acordo com as informações da imprensa local, a parte debaixo do macacão usado pelo bebê estava coberta de sujeira e ele segurava uma garrafa. Daniel ainda sorriu para o pai uma vez antes de ser empurrado pelo buraco cavado com as mãos.
Do lado dos Estados Unidos estava a mãe que pegou o bebê, mas o pai decidiu ficar em Tijuana, no México, para trabalhar. Ele alegou que temia deportação imediata assim que cruzasse a fronteira.
Assim que pegou o seu bebê, a mãe se entregou para agentes da Patrulha de Fronteira (CBP, sigla em inglês) e levada para uma estação do ICE (Serviço de Imigração e Alfândegas dos EUA). Como ela, muitos imigrantes da América Central estão inseguros porque os mexicanos estão se tornando hostis em relação à caravana que aguarda uma chance de entrar em terras estadunidenses, onde buscam asilo. Este medo tem feito muitos a tomarem medias extremas.
O presidente Donald Trump prometeu impedir que os imigrantes entrem nos EUA. Ele tem reforçado a sua retórica sobre os tipos de pessoas que buscam asilo e afirmou que muitos na caravana são criminosos e prontos para causar problemas ao país. Ele também enviou milhares de tropas para patrulhar a fronteira.
Fonte: agências de notícias
agência de notícias anarquistas-ana
flor do verão!
a tarde chovida em aves
o cheiro do mato
Gustavo Terra

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!