Este livro não é só uma biografia de um personagem iminente, bastante desconhecido e pouco estudado, que baseou toda sua vida na utopia pedagógica e política. Joan Puig Elias foi um intelectual, um pesquisador pedagógico, um anarquista íntegro, um político, homem de família e de forte personalidade, exilado e perseguido pelas ditaduras contra as quais lutava com atuação firme. Mas, antes de tudo, foi um criador de felicidade, dedicado integralmente à infância, especialmente às crianças que tinha que proteger mais para evitar que sofressem as consequências da guerra: os órfãos e os refugiados. […] Joan Puig criou o motor central da renovação educativa durante a República e a guerra.
Ocupou tantos cargos em todas as administrações que podemos chegar a afirmar que, sem ele, a revolução social baseada nas mudanças pedagógicas não teria existido. Seu primeiro objetivo foi a renovação da escola, mas sem ser demasiado consciente nem acabar elaborando teorias sobre o tema. Criou das colônias, principalmente de crianças refugiadas, um dos principais recursos pedagógicos de sua carreira […]. Em honra a esta dedicação tão filantrópica e educativa, esta pesquisa tomou como título o nome das colônias que fundou na Catalunha e na França: Món Nou.
Glòria Campoy é a promotora da pesquisa e escritora do texto desta edição. Nasceu em Barcelona em 14 de fevereiro de 1963 e trabalhou toda a sua vida no Bachillerato da Escola Sant Gervasi de Mollet del Vallés. É co-autora dos seguintes livros: El mundo Imaginario del Vallès Oriental(leyendas dos castillos e fortificaciones del Vallés Oriental), Solidaridad catalana durante la Guerra Civil: los refugiados en Mollet del Vallès e Santa Perpètua de Mogoda, La vida rural en Gallecs. Dietarios de Joan Ros Herrero (1895-1978), 100 años de asociacionismo agrícola en Santa Perpètua de Mogoda e Orígenes e destinos. El fenómeno migratorio en Parets del Vallès 1950-1980, além de numerosos artigos.
Jean-Marc Azorin nasceu em 17 de maio de 1953 em Carcassonne. Seus avós paternos eram oriundos de Yecla. Sendo professor se estabeleceu no povoado de Cabrières-d’Avignon na Provença. É co-autor do livro La Muraille da Peste.
Hoje em dia os dois (Gloria atua como professora e Jean Marc é aposentado) podem ser definidos como historiadores apaixonados, pesquisadores tenazes e minuciosos, narradores entusiastas que gostam de compartilhar seus conhecimentos e difundir a história e cultura locais.
‘Joan Puig Elias. Creador de un mundo nuevo’
Glòria Campoy e Jean Marc Azorin
Col. Biografías e Memorias, 10
304 páginas
ISBN: 978-84-946807-5-5
Madrid, 2018
14 euros
Fundación de Estudios Libertarios Anselmo Lorenzo
agência de notícias anarquistas-ana
Chuva de verão
Os cogumelos silvestres
Despontam no campo
Marynna Zinco – 12 anos
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!