Aos 100 anos da Mahknovschina, Jesús Aller relata em La Felguera a façanha dos camponeses e obreiros ucranianos pela justiça, a igualdade e a liberdade, frente à reação czarista, o nacionalismo burguês e a ditadura bolchevique
“A Revolução Social era possível na Rússia e Ucrânia. Mahknó o demostrou faz cem anos apesar de ter que lutar contra muitas frentes, incluindo a bolchevique, por defender a liberdade e a igualdade dos camponeses e obreiros ucranianos”. Assim fala o professor da Universidade de Oviedo Jesús Aller que na sexta-feira passada, 14 de dezembro, deu uma palestra no Centro Social Autogestionado La Xusticia de La Felguera. A palestra, organizada pelo grupo anarquista Higinio Carrocera para celebrar o centenário do início da Mahknovschina, será levada também a Oviedo e não se descarta que a outras zonas das Astúrias para divulgar os fatos e ideias da revolução de signo anarquista que protagonizou, entre outros muitos, Néstor Mahknó entre 1918 e 1921. Aller, apoiado por mapas, dissertou na primeira parte sobre as ações bélicas do exército negro, frente a czaristas brancos, nacionalistas burgueses e finalmente bolcheviques, que tentaram esmagar a revolução social da Ucrânia para impor sua ditadura sobre o proletariado.
Na segunda parte se falou das ideias que haviam iluminado o levantamento camponês e obreiro e as conquistas que, apesar da guerra civil, se realizaram nos povoados ucranianos que se levantaram com a Mahknovschina, estabelecendo as bases do comunismo libertário, a autogestão obreira e a destruição de todo autoritarismo, tanto czarista como bolchevique.
A última parte desenvolveu o final do levante ucraniano e as traições permanentes do exército leninista comandado por Trotsky, assim como a brutal repressão contra os que quiseram salvar a Revolução Russa do golpe de Estado do partido comunista estatista, assim como o exílio de Mahknó. Se contribuiu também com numerosa bibliografia sobre os fatos revolucionários. Após a palestra aconteceu um interessante colóquio entre os participantes, quando veio à tona a campanha de desprestígio e as calúnias que desde o Estado soviético se verteram para calar o levante popular ucraniano.
Fonte: https://grupoanarquistahc.wordpress.com/2018/12/18/mahkno-demostro-que-la-revolucion-era-posible/
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Quão glorioso,
Nas folhas verdes, folhas tenras,
O brilho do sol!
Bashô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!