Membros de uma organização não-governamental sediada na Rússia, chamada de Comissão de Monitoramento Público, disseram ter visto evidências de tortura no corpo do anarquista e estudante de pós-graduação de matemática que frequenta a Universidade Estadual de Moscou.
Valery Borshchyov, membro da filial de Moscou do grupo de monitoramento e co-presidente do Moscow Helsinki Group, disse à imprensa local que no dia 5 de fevereiro ele e seus colegas visitaram Azat Miftakhov em um centro de detenção de pré-julgamento de Moscou.
“Ele tem feridas no corpo, no pescoço. Vi traços de tortura cometidos por uma chave de fenda elétrica”, disse Borshchyov. “Há também um documento da Clínica do Distrito Central que conclui que ele tem essas feridas e um protocolo do centro de detenção confirmando as feridas.”
Borshchyov disse que Miftakhov contou a ele e a seus colegas que ele não sabe quem foram seus torturadores no centro de detenção porque eles estavam usando roupas civis.
Borshchyov também disse que a Comissão de Monitoramento Público pedirá ao Ministério Público de Moscou que investigue a queixa de Miftakhov.
Miftakhov, de 25 anos, foi preso em 1º de fevereiro sob alegações de que estava envolvido na fabricação de um artefato explosivo artesanal encontrado em janeiro de 2018 na cidade de Balashikha, perto de Moscou.
Miftakhov negou as acusações, chamando as alegações fabricadas.
Ele disse que seus torturadores tentaram sem sucesso forçá-lo a confessar as acusações.
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
De repente, o sol
desvenda as casas e o rio
cobertos de bruma.
Amália Marie Gerda Bornheim
TOTAL APOIO E SOLIDARIEDADE AO IRMÃO ANARQUISTA SENDO TORTURADO NA RUSSIA.
BRASIL
RIO DE JANEIRO
NITEROI
Hmm is anyone else having problems with the pictures on this
blog loading? I’m trying to determine if its a problem on my end or if it’s the blog.
Any responses would be greatly appreciated.