Uma série de atos acontecerão entre 23 de fevereiro e 5 de março por causa do XXXIII aniversário do ateneu libertário mais longevo em terras valencianas.
Corria o ano de 1986 quando um grupo de jovens cheios de ilusão e de ideias anarquistas, provenientes de outros projetos libertários anteriores, abria um novo ateneu libertário na cidade de Valência; concretamente na rua Baja, 8; em pleno bairro de El Carmen.
Desde então foram inumeráveis as atividades iniciadas ou compartilhadas por este veterano coletivo de ideias ácratas: palestras, exposições, cine fórum, concertos, recitais poéticos, excursões, etc. Entre projetos coletivos nos quais Al Margen se envolveu destacam Radio Klara, a Feira Alternativa, a Mostra do Livro Anarquista, “Pintem Junts” (provavelmente o primeiro grande encontro de artistas do grafiti celebrado em nossa cidade), “Música al escaparate”, uma iniciativa em apoio da música ao vivo que ocupou locais e ruas de Ciutat Vella, etc.
Também os dois locais que teve o Ateneu (o atual está na rua Palma, 3) acolheram reuniões e atos de muitos outros coletivos alternativos valencianos como okupas, feministas, ecologistas, fallas populares, ativistas do bairro, consumo ecológico e outros muitos mais.
Quanto a projetos próprios e mantidos no tempo teria que destacar uma diversificada biblioteca, a publicação de livros (25 títulos), a edição da revista AL MARGEN (com 108 números trimestrais distribuídos), o ativismo em redes sociais, com milhares de seguidores, a edição de vários discos e vídeos, um concurso de narrativa social ou a iniciativa para recordar a Valentín González, o trabalhador assassinado em 1979 no antigo Mercado de Abastos, a que se somaram outros grupos e que culminará esta primavera com a instalação de um monumento que recorde ao jovem anarco-sindicalista morto naquela greve a 40 anos.
Para celebrar estes 33 anos de vida e ativismo social e cultural, Al Margen elaborou uma programação de atos culturais e lúdicos que acontecerão entre 23 de fevereiro e 5 de março, que reproduzimos a seguir:
Sábado, 23 de fevereiro
20h. – Inauguração exposição de óleos e bagatelas de Fermín Alegre.
22h30 – Concerto de Guillaume Odiau (violino) e Patricio Aguilar (violão).
Terça-feira, 26 de fevereiro
19h30 – palestra “México rebelde: A luta pela terra, da Guerra Fria à atualidade”, a cargo de Norma Ortega-Villar (UNAM – Universidade Autônoma do México)
Quarta-feira, 27 de fevereiro
19h30h – Palestra “Mulheres na revolução social”, a cargo de Yanira Hermida Martín (Historiadora).
Sexta-feira, 1° de março
22h30 – Atuação do cantautor Iñárrez.
Terça-feira, 5 de março
19h30 – Oficina de anarquismo básico “Influências libertárias nos movimentos sociais, a arte e a cultura”, a cargo de Antonio Pérez Collado.
Ateneu Libertário Al Margen – Valência
21 de fevereiro de 2019
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
a estação amua
fumo de castanhas
à esquina da rua
Rogério Martins
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!