[Espanha] O Ateneu Libertário Al Margen completa 33 anos de funcionamento na cidade de Valência

Uma série de atos acontecerão entre 23 de fevereiro e 5 de março por causa do XXXIII aniversário do ateneu libertário mais longevo em terras valencianas.

Corria o ano de 1986 quando um grupo de jovens cheios de ilusão e de ideias anarquistas, provenientes de outros projetos libertários anteriores, abria um novo ateneu libertário na cidade de Valência; concretamente na rua Baja, 8; em pleno bairro de El Carmen.

Desde então foram inumeráveis as atividades iniciadas ou compartilhadas por este veterano coletivo de ideias ácratas: palestras, exposições, cine fórum, concertos, recitais poéticos, excursões, etc. Entre projetos coletivos nos quais Al Margen se envolveu destacam Radio Klara, a Feira Alternativa, a Mostra do Livro Anarquista, “Pintem Junts” (provavelmente o primeiro grande encontro de artistas do grafiti celebrado em nossa cidade), “Música al escaparate”, uma iniciativa em apoio da música ao vivo que ocupou locais e ruas de Ciutat Vella, etc.

Também os dois locais que teve o Ateneu (o atual está na rua Palma, 3) acolheram reuniões e atos de muitos outros coletivos alternativos valencianos como okupas, feministas, ecologistas, fallas populares, ativistas do bairro, consumo ecológico e outros muitos mais.

Quanto a projetos próprios e mantidos no tempo teria que destacar uma diversificada biblioteca, a publicação de livros (25 títulos), a edição da revista AL MARGEN (com 108 números trimestrais distribuídos), o ativismo em redes sociais, com milhares de seguidores, a edição de vários discos e vídeos, um concurso de narrativa social ou a iniciativa para recordar a Valentín González, o trabalhador assassinado em 1979 no antigo Mercado de Abastos, a que se somaram outros grupos e que culminará esta primavera com a instalação de um monumento que recorde ao jovem anarco-sindicalista morto naquela greve a 40 anos.

Para celebrar estes 33 anos de vida e ativismo social e cultural, Al Margen elaborou uma programação de atos culturais e lúdicos que acontecerão entre 23 de fevereiro e 5 de março, que reproduzimos a seguir:

Sábado, 23 de fevereiro

20h. – Inauguração exposição de óleos e bagatelas de Fermín Alegre.

22h30 – Concerto de Guillaume Odiau (violino) e Patricio Aguilar (violão).

Terça-feira, 26 de fevereiro

19h30 – palestra “México rebelde: A luta pela terra, da Guerra Fria à atualidade”, a cargo de Norma Ortega-Villar (UNAM – Universidade Autônoma do México)

Quarta-feira, 27 de fevereiro

19h30h – Palestra “Mulheres na revolução social”, a cargo de Yanira Hermida Martín (Historiadora).

Sexta-feira, 1° de março

22h30 – Atuação do cantautor Iñárrez.

Terça-feira, 5 de março

19h30 – Oficina de anarquismo básico “Influências libertárias nos movimentos sociais, a arte e a cultura”, a cargo de Antonio Pérez Collado.

Ateneu Libertário Al Margen – Valência

21 de fevereiro de 2019

Fonte: http://rojoynegro.info/evento/cultura-libre/el-ateneo-libertario-al-margen-cumple-33-a%C3%B1os-funcionamiento-la-ciudad-val%C3%A8ncia

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

a estação amua
fumo de castanhas
à esquina da rua

Rogério Martins