Militante libertário, cineasta e debatedor reconhecido, nosso camarada Yannis foi hospitalizado após ter sido atacado por três neonazis em Pireu.
A União Comunista Libertária soube nesta sexta 14 de junho da agressão contra nosso camarada Yannis Youlountas por neonazis quando ele saía do Centro Social Autogerido “Favela”, em Pireu (Grécia). Nossos pensamentos de apoio são diretamente endereçados a ele, tanto quanto à Maud, sua companheira e a todos os seus amigos, sobretudo seus camaradas de luta no bairro de Exarchia, em Atenas, bairro popular e lugar de lutas sociais onde Yannis repousa em segurança e onde ele se recupera dos ferimentos, felizmente, leves.
Nós sempre cruzamos o percurso de Yannis nas lutas em que travamos. Ele propaga incansavelmente através de suas intervenções as ideias libertárias, anticapitalistas e autogestionárias informando e popularizando as lutas autônomas praticadas pelos camaradas anarquistas na Grécia.
Seu trabalho de caráter antifascista nos levava regularmente a reencontrá-lo e a debater nos diferentes quadros como lutar conjuntamente, como nas campanhas identitárias no Mediterrâneo e nos Alpes, ou mais recentemente em apoio aos camaradas do grupo Rouvikonas.
Após a morte de Clément Méric há seis anos, as agressões fascistas contra imigrantes ou contra os militantes antifascistas são cada vez mais presentes. Elas se multiplicaram nesses últimos tempos com ataques contra passeatas revolucionárias no meio dos Coletes Amarelos (entre outras em Paris, Lyon, Bordeaux e Toulouse). Mais recentemente, foi um camarada da livraria Publico da Federação Anarquista que foi agredido à faca.
Esta sucessão de ataques é mais que inquietante no momento que a extrema direita chega ao poder em numerosos países. Mas elas não devem frear o reforço da luta antifascista e contra o capitalismo, como por exemplo a mobilização contra as reformas previdenciárias ordenadas pelo governo de Bolsonaro no Brasil.
Na Grécia, na França, no Brasil, como em todos os lugares, a luta antifascista é internacional!
União Comunista Libertária (UCL), 15 de junho de 2019
Fonte: http://www.alternativelibertaire.org/?Grece-Agression-fasciste-contre-Yannis-Youlountas
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Tarde fria de junho —
Vejo, pela primeira vez
flores de cerejeira.
Tania Alves
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!