
Esta tarde (25/06) foi realizada no Mercado Municipal a cerimônia de homenagem e inauguração do monumento em memória de Valentín González, para marcar o 40º aniversário de sua morte, onde participaram vários representantes sindicais e da Prefeitura da Cidade de Valência.
A escultura, instalada pela Prefeitura de Valência, foi doado pela “Plataforma per la Memòria del País Valencià” e tem um valor de 10.000 euros, e obra de Pascual Boqueda. Além disso, a homenagem, da qual participaram representantes da Confederação Nacional do Trabalho (CNT), foi um ato “em memória dele e de todos os trabalhadores do Mercado Municipal de Valência, por sua luta por melhores condições de trabalho”. “Para comemorar e não permitir que Valentín González caísse no esquecimento, se inaugura um monólito em homenagem a sua memória”.
Dois anos atrás, se aprovou que a passagem do antigo Mercado Municipal, que se liga à Rua Alberic com a praça interior do edifício, passasse a ser nomeada com o nome de Valentín González, onde uma placa também foi habilitada em sua memória. Valentín González, trabalhador e sindicalista da CNT, morreu em 1979, vítima de um disparo policial durante a greve de carga e descarga do mercado, vitimado por uma bala de borracha. A Prefeitura explicitou seu apoio à recuperação da memória histórica da cidade de Valência, com atuações como esta, reivindicadas por entidades cidadãs e em linha com o que defende a Lei de Memória Histórica.
Tradução > Liberto
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
olhar vadio
sem a pressa das horas
pousa na rosa
Sandra Santos
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!