Nós somos o fogo que vai derreter o ICE – Descanse em força, Will Van Spronsen [Olympia, WA]
Esta madrugada [13/07], por volta das 4h00, nosso amigo e companheiro Will Van Spronsen, 69 anos, foi baleado e morto pela polícia de Tacoma. Tudo o que sabemos sobre o que o conduziu a este procedimento vem da polícia, que é uma fonte notadamente corrupta e nada fidedigna para uma narrativa como essa. A história que temos é que Will tentou botar fogo em vários veículos, em dependências e em um grande tanque de gás propano no lado de fora do NWDC (Northwest Detention Center, Centro de Detenção do Noroeste) em Tacoma, que abriga centenas de migrantes que estão esperando audiências ou deportações. Ele conseguiu botar fogo em um veículo e depois trocou tiros com agentes policiais de Tacoma que lhe feriram fatalmente. Ele foi declarado morto no local. Nós achamos suas ações inspiradoras. Os veículos estacionados do lado de fora das instalações do centro de detenção são usados para levar as pessoas de suas casas à força e deportá-las, geralmente em situações onde enfrentarão um grave perigo ou morte. Esses veículos sendo destruídos são apenas um começo do que efetivamente é necessário fazer. Desejaríamos que os incêndios que Will desencadeou tivessem liberado todos os detentos e arrasado todo centro de detenção do Northwest até os cimentos. Sentimos a falta de nosso amigo, e desejaríamos do fundo de nossos corações que sua ação não tivesse terminado com sua morte.
Will Van Spronsen foi um anarquista de longa trajetória, antifascista e uma pessoa amável e adorável. Aqui em Olympia, alguns de nós o recordamos como um habilidoso construtor de estruturas de lona nos acampamentos do movimento Occupy em 2011. Outros o recordam pelos protestos em frente do NWDC no verão passado quando foi acusado de se lançar contra um policial e tratar de imobilizá-lo com seus braços no pescoço e nos ombros, já que o policial estava tentando prender um manifestante de 17 anos. No dia seguinte, quando foi liberado do cárcere, voltou ao acampamento em frente do centro para seguir apoiando os manifestantes. Ele também será lembrado como um cara paciente e pensativo, que sempre estava disposto a escutar aos demais.
Estamos tristes, inspirados e furiosos pelo que ocorreu nesta madrugada. O Serviço de Imigração e Controle Alfandegário (ICE, sigla em inglês) encarcera, tortura e deporta centenas de milhares de pessoas, e a brutalidade e a magnitude de seus estragos só estão aumentando. Necessitamos de toda forma de resistência, solidariedade e paixão para lutar contra o ICE e as fronteiras que defendem. Will deu sua vida lutando contra o ICE. É possível que nunca saibamos o que especificamente passou pela sua cabeça nas últimas horas de sua vida, mas sabemos que o NWDC deve ser destruído e os prisioneiros devem ser liberados. Nós não precisamos de heróis, só de amigos e de companheiros. Will era simplesmente um ser humano, e desejaríamos que ele ainda estivesse conosco. É indubitável que a polícia e os meios de comunicação tentarão pintá-lo como uma espécie de monstro, mas na realidade foi um companheiro que lutou durante muitos anos pelo que acreditava, e esta madrugada o mataram fazendo o que amava, lutando por um mundo melhor.
Esta noite, por volta das 20h00, aproximadamente 30 anarquistas se reuniram em Percival Landing, em Olympia, WA, para recordar Will Van Spronsen e para nos opor ao ICE. Acendemos sinalizadores e estendemos faixas que diziam “Will Van Spronsen descansa em força”), “Abolição do ICE”, “RIP Will”, “Fogo às prisões” e “Parem as deportações, fim dos encarceramentos). Compartilhamos histórias e recordações do Will entre nós, rimos e choramos. Algumas pessoas se separaram e empapelaram o centro de Olympia com adesivos de “Bem-vindos, imigrantes!”, enquanto que outras deram voltas em círculos pelo centro da cidade movendo a faixa de “Descansa em força Will” na parte traseira de uma caminhonete.
Que sua memória seja uma benção.
Amor aos que seguem lutando.
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/07/07/eua-nenhum-ser-humano-e-ilegal/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/06/30/eua-bloquear-a-maquina-de-deportacao/
agência de notícias anarquistas-ana
manhã
me ilumino
de imensidão
Giuseppe Ungaretti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!