Em uma manifestação multitudinária, milhares de estudantes e blocos anarquistas marcharam no centro de Atenas nesta terça-feira (23/07) contra a abolição do asilo nas universidades gregas, proposto pelo novo primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, de direita. Gritando slogans contra o poder e a polícia, muitos manifestantes carregavam faixas dos movimentos sociais, estudantis e anarquistas
O direito de asilo universitário impede que as autoridades (unidades policiais) entrem nos estabelecimentos de ensino superior para prender estudantes. É um impedimento que figura na própria Constituição da Grécia, depois de, em 1973, os militares terem entrado na Escola Politécnica de Atenas e assassinado dezenas de estudantes. Estes protestavam contra a junta militar que governou o país entre 1967 e 1974. A ditadura que ficou conhecida como o “regime dos coronéis”.
agência de notícias anarquistas-ana
Silêncio:
cigarras escutam
o canto das rochas
Matsuo Bashô
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…