Os antifascistas portugueses estão a mobilizar-se a nível europeu para se oporem à conferência neonazi organizada pela Nova Ordem Social (NOS), a 10 de Agosto, em Lisboa, “para que estes grupos percebam que Portugal não é um país onde são bem-vindos”. E uma comitiva de organizadores pretende reunir-se com partidos políticos para lhes exigir um “posicionamento e explicação das medidas que pretendem tomar para [que] este tipo de acontecimento não se possa reproduzir”, anunciam em comunicado.
Apelando a todos os cidadãos, partidos, sindicatos, movimentos e organizações para que se lhes juntem, os antifascistas garantem em manifesto (publicaram um manifesto e um comunicado) que não irão “aceitar que tal evento aconteça sem uma reação da parte de quem esteja pronto a defender” a democracia portuguesa e a liberdade com ela conquistada. Mais de dez organizações antifascistas portuguesas subscrevem o apelo.
Os antifascistas dizem não compreender como é que “organizações racistas ou que perfilham a ideologia fascista, ou ainda que promovem a violência”, possam organizar este gênero de eventos em Portugal. E as críticas aos partidos da esquerda parlamentar são algo consensuais entre os antifascistas.
“O Bloco e o PCP são contra o fascismo, o problema é que não têm a noção do quão forte se está a tornar em Portugal e não levam com seriedade o seu combate. Acham que é algo que será sempre minoritário e que dá para ignorar”, criticou o antifascista e elemento da organização do protesto Ernesto Dinis (nome fictício*) ao FlashBack, referindo não se recordar “de uma única vez em que trouxeram esse tópico para a Assembleia da República”.
Desconhece-se até ao momento o local onde a conferência terá lugar. No cartaz do evento apenas figuram os nomes dos convidados internacionais que marcarão presença, a data e a hora (14 horas). O local estará a ser mantido em segredo por parte de Mário Machado para evitar perturbações dos seus adversários políticos.
>> Para ler o texto na íntegra, clique aqui:
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Gotas de sangue
estão prestes a pingar:
pitangas maduras.
José N. Reis
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!