Esta obra é um livro imprescindível por trazer à luz um dos capítulos menos estudados e conhecidos da repressão franquista.
Os campos de concentração foram a primeira etapa de um sistema repressivo, um holocausto ideológico, que transformou toda a Espanha em uma enorme prisão cheia de sepulturas. Neles, presos políticos e prisioneiros de guerra foram assassinados, morreram de fome ou de enfermidades e sofreram todo tipo de tortura e humilhação.
Os dados são necessários e as provas documentais são fundamentais, mas nada faz sentido se não formos capazes de entender que por trás de cada figura, cada lista, cada campo de concentração de Franco havia milhares e milhares de homens, mulheres e famílias…
Citações:
“História arrepiante. Uma obra de leitura obrigatória, despida das mentiras do franquismo, documentada de forma esplêndida e minuciosa.”
Baltasar Garzón
“Uma investigação tanto heroica quanto necessária. O novo livro de Carlos Hernández de Miguel comoveu-me e levou-me às raízes.”
Ian Gibson
“Os campos faziam parte de uma complexa estratégia de terror dentro de um projeto ideológico muito amplo para aniquilar a cultura política e moral da Espanha republicana. Este tema tão crucial para a recuperação da memória histórica da Espanha encontrou em Carlos Hernández de Miguel seu cronista ideal. Oferece-nos uma história dolorosa, mas necessária, baseada numa investigação exaustiva e apresentada em prosa lúcida, do sofrimento imposto a milhares de espanhóis e suas famílias por Franco e seus seguidores.”
Paul Preston
Los campos de concentración de Franco
Sometimiento, torturas y muerte tras las alambradas
Carlos Hernández de Miguel
Páginas: 560
Preço: 24.90 €
Ediciones B
Tradução > Daitoshi
agência de notícias anarquistas-ana
Fundo de quintal…
Silêncio. No velho muro,
uns cacos de sol…
Jorge Fonseca Jr.
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…