[Espanha] Lançamento: “Os Campos de concentração franquistas. Subjugação, torturas e mortes por trás dos alambrados”, de Carlos Hernández de Miguel

Esta obra é um livro imprescindível por trazer à luz um dos capítulos menos estudados e conhecidos da repressão franquista.

Os campos de concentração foram a primeira etapa de um sistema repressivo, um holocausto ideológico, que transformou toda a Espanha em uma enorme prisão cheia de sepulturas. Neles, presos políticos e prisioneiros de guerra foram assassinados, morreram de fome ou de enfermidades e sofreram todo tipo de tortura e humilhação.

Os dados são necessários e as provas documentais são fundamentais, mas nada faz sentido se não formos capazes de entender que por trás de cada figura, cada lista, cada campo de concentração de Franco havia milhares e milhares de homens, mulheres e famílias…

Citações:

“História arrepiante. Uma obra de leitura obrigatória, despida das mentiras do franquismo, documentada de forma esplêndida e minuciosa.”

Baltasar Garzón

“Uma investigação tanto heroica quanto necessária. O novo livro de Carlos Hernández de Miguel comoveu-me e levou-me às raízes.”

Ian Gibson

“Os campos faziam parte de uma complexa estratégia de terror dentro de um projeto ideológico muito amplo para aniquilar a cultura política e moral da Espanha republicana. Este tema tão crucial para a recuperação da memória histórica da Espanha encontrou em Carlos Hernández de Miguel seu cronista ideal. Oferece-nos uma história dolorosa, mas necessária, baseada numa investigação exaustiva e apresentada em prosa lúcida, do sofrimento imposto a milhares de espanhóis e suas famílias por Franco e seus seguidores.”

Paul Preston

Los campos de concentración de Franco

Sometimiento, torturas y muerte tras las alambradas

Carlos Hernández de Miguel

Páginas: 560

Preço: 24.90 €

Ediciones B

megustaleer.com

Tradução > Daitoshi

agência de notícias anarquistas-ana

Fundo de quintal…
Silêncio. No velho muro,
uns cacos de sol…

Jorge Fonseca Jr.