Embora a noite fosse amigável e musical, tanto na praça Exarchia com um concerto gratuito, quanto em centros sociais autogestionados como o K*Vox, onde muitas pessoas escutavam música enquanto tomavam um copo, a polícia grega atacou de repente com uma violência incrível. Os policiais da MAT (tropa de choque) dispararam gases lacrimogêneos, bombas de efeito moral e golpearam muitas pessoas na praça e até o K*Vox. Neste lugar muito simbólico, conhecido por ser a base do coletivo anarquista Rouvikonas, a polícia fez muito estrago, golpeou pessoas, derrubou cadeiras e quebrou janelas e, sobretudo, jogaram uma granada de gás lacrimogêneo neste lugar fechado pondo em perigo as muitas pessoas fechadas lá dentro.
Vários feridos, incluído um companheiro do Rouvikonas, foram golpeados violentamente pela MAT na nuvem de fumaça. O companheiro foi levado com urgência ao hospital. Um membro da okupa Notara 26 também aparece entre os feridos (por confirmar). Em várias ruas vizinhas, as famílias de refugiados fugiram em grande velocidade levando seus pertences. Houve ao menos 4 detenções, provavelmente mais.
O que acaba de suceder confirma a natureza profundamente fascista da operação policial “Lei e Ordem” conduzida pelo novo governo grego contra o bairro rebelde e solidário de Atenas. Uma evacuação recomendada durante vários anos por alguns líderes europeus.
Resulta que nos noticiários, umas horas antes, vários canais de televisão, incluído Star News, anunciaram a vontade do governo de penalizar mais fortemente a resistência que começa a organizar-se em Exarchia e seus arredores. Se disse, enquanto se mostrava o logotipo da okupa Notara 26 na tela, que “os anarquistas radicais que lutam junto aos migrantes serão severamente reprimidos”.
As ameaças do Estado e sua milícia não farão nada: Exarchia resiste e permanece em pé. A partir do próximo sábado ao meio dia, se realizará uma grande reunião na praça central do bairro. E os projetos de resposta estão sendo preparados em todas as partes.
Yannis Youlountas
Fonte: http://blogyy.net/2019/08/30/attaque-tres-violente-de-la-police-grecque-a-exarcheia/
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/26/grecia-exarchia-sob-ocupacao-policial/
agência de notícias anarquistas-ana
Imóvel, o gato,
olha a flor de laranjeira.
Eu olho o gato.
Jorge Lescano
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!