[Grécia] Exarchia sob ocupação policial

[ALERTA!] O que estivemos anunciando durante um mês e meio acaba de começar esta manhã [segunda-feira, 26/08], pouco antes do amanhecer: EXARCHIA SOB OCUPAÇÃO POLICIAL

O famoso bairro rebelde e solidário de Atenas está completamente rodeado por enormes forças policiais: muitos ônibus de antidistúrbios (MAT), jeeps da polícia antiterrorista (OPKE), polícia anticrime motorizada (DIAS), membros da polícia secreta (Asfalitas), assim como um helicóptero e vários drones.

Lugar único na Europa por sua alta concentração de okupas e outros espaços autogestionados, mas também por sua resistência contra a repressão e a solidariedade com os precários e os migrantes, Exarchia estava na mira do governo de direita desde sua eleição em 7 de julho. O novo primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis o converteu em um assunto pessoal, especialmente desde que ele foi ridicularizado em princípios de agosto por não conseguir seu objetivo de “limpar Exarchia em um mês”, como havia anunciado com grande pompa.

Esta manhã, evacuaram-se 4 okupas: Spirou Trikoupi 17, Transito, Rosa de Foc e Gare. A ofensiva atualmente concerne à parte noroeste da vizinhança, com a notável exceção da okupação Notara 26, supostamente melhor protegida e simbolicamente importante para o bairro como a primeira okupa histórica da “crise de refugiados” no centro da cidade de Atenas.

Atualmente há ao redor de uma centena de detenções, assim como brutais ataques contra pessoas que tentam filmar. Só os meios de comunicação a serviço do poder podem cobrir o evento.

No total, há 23 okupas em Exarchia mais outras 26 na vizinhança, o que faz um total de 49 concentradas em uma área bastante pequena, às quais se devem agregar outros tipos de lugares autogestionados, alguns dos quais se alugam (Nosotros Espaço Social Livre, loja gratuita de Skoros, etc.), assim como dezenas de moradias privadas que reúnem grupos de ativistas, geralmente perto de terraços para permitir o acesso às ruas.

Das okupas situadas precisamente dentro de Exarchia, 12 são refúgios para solicitantes de asilo e migrantes e as outras 11 são de coletivos políticos anarquistas e antiautoritários (ainda que a maioria das okupas de migrantes também são obviamente muito políticas, começando com a Notara 26 e Spirou Trikoupi 17 com assembleias abertas e muitos vínculos com o resto do movimento social).

Nas de Spirou 17 e Transito (que os cruéis do poder agora estão atacando), mais de 15 crianças foram arrancados de uma existência pacífica e feliz para serem enviadas de repente aos acampamentos. Estes campos sinistros não são saudáveis e estão superlotados, os migrantes estão desnutridos e sofrem variações de temperatura, humilhações e as vezes torturas, e Mitsotakis também exige que todos estejam fechados e, ao mesmo tempo, no futuro, completamente isolados do resto do território.

A cara da Europa está endurecendo, como também está sucedendo em outros continentes. Esta evolução cada vez mais autoritária do capitalismo nos leva a questionar o que anuncia a era atual: a ofensiva contra as bolsas de utopias junto com a prisão de bodes expiatórios é uma reminiscência das horas obscuras da história.

 O mundo inteiro está se tornando fascista e a Grécia volta a ser um dos laboratórios. Mas nada está terminado.

 Setembro está chegando. Os trabalhos sazonais terminam. O movimento social está se reunindo e se organizando novamente. Lugares como Notara 26 e K*Vox estão sob alta vigilância. Estão se preparando reações, assim como vários eventos de mobilização importantes. O outono será caloroso em Atenas.

 Resistência!

 Notara26: NÃO PASSARÃO!

 Yannis Youlountas

 PS: Confiamos em seus comunicados de imprensa, fotos, ações em lugares que representam o Estado grego no exterior… A solidariedade é nossa arma.

 Tradução > Sol de Abril

 Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/22/grecia-atenas-declaracao-da-okupacao-spirou-trikoupi-17-resistiremos-juntos-vivos-e-livres/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/16/grecia-nao-passarao-se-converte-no-lema-de-exarchia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/18/grecia-exarchia-passa-por-uma-verdadeira-guerra-psicologica-entre-o-estado-e-os-anarquistas/

agência de notícias anarquistas-ana

pássaros cantando
no escuro
chuvoso amanhecer

 Jack Kerouac