Em um novo desdobramento dos mais de 230 casos de lesões oculares decorrentes do uso de balas de borracha e de chumbinho pela polícia do Chile, um hospital confirmou nesta terça-feira (26/11) que Gustavo Gatica, ferido nos dois olhos no início do mês, perdeu completamente a visão. O caso do estudante de 21 anos é o primeiro confirmado de cegueira total e permanente na repressão aos protestos que agitam o país desde 18 de outubro.
Em 8 de novembro, em uma marcha na Praça Itália, no centro de Santiago, Gatica, estudante de psicologia, foi alvo de duas balas de borracha lançadas pelos carabineiros, a polícia militar chilena. Na época, ele ficou totalmente cego do olho esquerdo e com alta probabilidade de perder a visão do direito.
Ele foi submetido a três cirurgias no olho direito, mas os médicos não conseguiram salvar sua visão.
“A gravidade de suas lesões determina que sua condição será visão zero bilateral permanente”, informou a Clínica Santa María em um comunicado à imprensa. Ele recebeu alta depois de 17 dias internado, mas, segundo a clínica, terá que passar por “terapia cinesiológica, ocupacional, apoio psicológico e psiquiátrico”. Além disso, ele será examinado durante as próximas semanas por uma equipe multidisciplinar de especialistas.
O caso de Gatica, estudante do terceiro ano de psicologia da Academia de Humanismo Cristão, é um dos 232 envolvendo lesões oculares em razão de disparos contra os olhos, de acordo com o Instituto Nacional de Direitos Humanos do Chile, uma instituição pública independente.
Fonte: agências de notícias
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Canta o bem-te-vi
no galho da goiabeira:
mesma saudação!
Ronaldo Bomfim
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!