A produção espanhola “O Que Vai Acontecer Aqui?” fala sobre a gentrificação e a luta dos movimentos sociais na cidade.
por Sofia Robert | 09/12/2019
“O Que Vai Acontecer Aqui?” é o novo documentário do coletivo artístico Left Hand Rotation. Após esgotar em dez minutos a sessão de apresentação no festival Doclisboa, no dia 21 de outubro, o filme está agora disponível na plataforma Vimeo com acesso livre.
“O Colectivo Left Hand Rotation trabalha sobre os processos de gentrificação e o direito à cidade desde 2008, com diferentes projetos audiovisuais e oficinas. Desde então temos visitado 16 cidades em nove países. Em 2020, vamos para Buenos Aires [Argentina] e Barcelona [Espanha]”, explica à NiT um dos membros.
O núcleo principal do coletivo é composto por dois espanhóis que vivem em Portugal desde 2011. “Como coletivo, trabalhamos sempre de forma anônima, sempre como coletivo Left Hand Rotation”, esclarece.
O documentário aborda a gentrificação e a crise da habitação em Lisboa, bem como a luta dos movimentos sociais “nos tempos do milagre econômico português”. A produção conta ainda com a colaboração das associações Stop Despejos e Habita.
“Moramos em Lisboa desde 2011. A primeira oficina sobre gentrificação que fizemos foi na Mouraria. Desde 2012, com a Nova Lei das Rendas, estamos a viver uma situação muito complicada com despejos diários e uma subida das rendas de 50 por cento nos últimos cinco anos no centro de Lisboa, cidade que é agora a número um na questão de investimento imobiliário de luxo.”
O problema, refere o coletivo, não é único a Lisboa, mas a sua evolução tem sido mais rápida: “O processo que está acontecer aqui já aconteceu noutras cidades, mas aqui tem vindo a ser muito mais rápido. Algo que aconteceu em cidades como Barcelona durante 15 anos, aqui tem acontecido durante cinco”.
O documentário sobre a gentrificação e os movimentos sociais que defendem o direito a habitar na cidade de Lisboa, pode ser visto na página oficial do coletivo Left Hand Rotation no Vimeo.
O percurso do projeto passa agora por chegar a um maior número de pessoas. Vai ser projetado em vários espaços e ruas, de norte a sul do País, em eventos de entrada livre. A iniciativa já passou pelas cidades de Sevilha e Madrid, em Espanha.
>> Veja o documentário (1:22:16) aqui:
agência de notícias anarquistas-ana
esse canto
é azul, azul, azul
quase branco
Claudio Daniel
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!