
A produção espanhola “O Que Vai Acontecer Aqui?” fala sobre a gentrificação e a luta dos movimentos sociais na cidade.
por Sofia Robert | 09/12/2019
“O Que Vai Acontecer Aqui?” é o novo documentário do coletivo artístico Left Hand Rotation. Após esgotar em dez minutos a sessão de apresentação no festival Doclisboa, no dia 21 de outubro, o filme está agora disponível na plataforma Vimeo com acesso livre.
“O Colectivo Left Hand Rotation trabalha sobre os processos de gentrificação e o direito à cidade desde 2008, com diferentes projetos audiovisuais e oficinas. Desde então temos visitado 16 cidades em nove países. Em 2020, vamos para Buenos Aires [Argentina] e Barcelona [Espanha]”, explica à NiT um dos membros.
O núcleo principal do coletivo é composto por dois espanhóis que vivem em Portugal desde 2011. “Como coletivo, trabalhamos sempre de forma anônima, sempre como coletivo Left Hand Rotation”, esclarece.
O documentário aborda a gentrificação e a crise da habitação em Lisboa, bem como a luta dos movimentos sociais “nos tempos do milagre econômico português”. A produção conta ainda com a colaboração das associações Stop Despejos e Habita.
“Moramos em Lisboa desde 2011. A primeira oficina sobre gentrificação que fizemos foi na Mouraria. Desde 2012, com a Nova Lei das Rendas, estamos a viver uma situação muito complicada com despejos diários e uma subida das rendas de 50 por cento nos últimos cinco anos no centro de Lisboa, cidade que é agora a número um na questão de investimento imobiliário de luxo.”
O problema, refere o coletivo, não é único a Lisboa, mas a sua evolução tem sido mais rápida: “O processo que está acontecer aqui já aconteceu noutras cidades, mas aqui tem vindo a ser muito mais rápido. Algo que aconteceu em cidades como Barcelona durante 15 anos, aqui tem acontecido durante cinco”.
O documentário sobre a gentrificação e os movimentos sociais que defendem o direito a habitar na cidade de Lisboa, pode ser visto na página oficial do coletivo Left Hand Rotation no Vimeo.
O percurso do projeto passa agora por chegar a um maior número de pessoas. Vai ser projetado em vários espaços e ruas, de norte a sul do País, em eventos de entrada livre. A iniciativa já passou pelas cidades de Sevilha e Madrid, em Espanha.
>> Veja o documentário (1:22:16) aqui:
agência de notícias anarquistas-ana
esse canto
é azul, azul, azul
quase branco
Claudio Daniel
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!