Apresentação:
O que é o anarquismo?
Seus adversários procuram, com empenho, reduzir a questão a uma prática de contracultura, um estado de espírito inconformista, uma postura estética. São maneiras de reduzir seu espírito combativo, despolitizá-lo e tirá-lo da história. Este pequeno livro mostra o quanto o anarquismo, ao contrário, é uma corrente política, estruturada, que apresenta uma alternativa ao capitalismo e dono de uma visão global de transformação da sociedade.
Se fundamentando tanto nos grandes autores do passado quanto nas orientações atuais do movimento libertário, o autor se esforça em responder sucintamente a dez questões que os que querem saber mais se fazem: de onde vem o anarquismo e qual seu projeto econômico e democrático? Qual sua relação com a ecologia, sua implicação feminista? Qual sua política em relação aos nacionalismos e religiões? Quais são suas estratégias de ação e seus modos de organização? Como ele agiu nas revoluções do passado?
Vinte retratos de ativistas históricos – da Coréia ao México, incluindo Argélia, Espanha e França – completam esta visão geral.
> Guillaume Davranche é jornalista e pesquisador independente. É autor de “Trop jeunes por morir. Ouvriers et révolutionnaires face à guerre (1909-1914)” [Muito jovem para morrer. Trabalhadores e revolucionários em guerra (1909-1914)], e colaborou com o dicionário Maitron dos anarquistas.
Dix questions sur l’anarchisme
Guillaume Davranche
Editions Libertalia, 120 p., 5 €.
editionslibertalia.com
Tradução > Café com Alecrim
agência de notícias anarquistas-ana
sonho colorido
o sol dança com a lua
você comigo
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!