O grafiteiro Roc Blackblock se inspirou em uma foto de 28 de agosto de 1936, de Antoni Campanyà, uma miliciana anarquista da CNT.
Em 1936, o “Escritório de Informação e Propaganda da CNT-FAI” encomendou vários fotógrafos para coletar o que estava acontecendo nas ruas. Este mural é inspirado em uma dessas fotografias. O original, obra de Antoni Campanyà, é de 28 de agosto de 1936, um mês após o golpe. Pertence a uma série de retratos dos milicianos quando eles pegaram o “Barrack del Bruc” (que foi renomeado “Barracks Bakunin”). A importância desta série é que as fotografias se tornem a certificação da vitória da Revolução Social, pois retratam a vitória e levam um símbolo como o quartel, a última defesa nacional da região. Presumivelmente, os milicianos que tomaram o quartel eram uma coluna de L ‘Hospitalet e Baix Llobregat.
Não apenas o golpe de estado parou nesta parte do país, mas a Revolução Social começou. Fábricas e terras foram coletivizadas, riqueza e recursos foram redistribuídos, espaços e símbolos de poder e opressão, instituições, quartéis, igrejas foram apreendidas e também queimadas…
Pintar uma imagem com uma história como esta ganhou um significado especial ao fazê-la na Kasa de la Muntanya, um antigo quartel da Guarda Civil que foi okupado em 1989 e liberado por 30 anos. Apesar das traições, da derrota, dos 40 anos de ditadura… O espírito permanece intacto, o melhor tributo é continuar lutando.
Foi um projeto exaustivo, que surgiu há muito tempo, complexo em muitos aspectos, mas que funcionou muito bem graças ao apoio que tive. Tudo isso não teria sido possível sem:
O E. que facilitou o que parecia tecnicamente louco para mim e o fez com eficiência absoluta. Este “lado a lado” tem sido um prazer.
Max Ira por abrir espaço na sua agenda e documentar o processo.
Everyday Life Observatory por compartilhar parte de seus conhecimentos sobre o assunto e me ajudar a contextualizar e documentar o trabalho. Se você quiser se aprofundar nesse momento histórico, não perca a exposição “Gráficos Anarquistas” que eles selecionaram no Arquivo Fotográfico de Montana Colors que apoiou a intervenção.
A Kasa de la Muntanya, é claro, para o muro, mas também para as instalações, cumplicidades e hospitalidade.
Roc Blackblock
Tradução > Liberto
agência de noticias anarquistas-ana
a borboleta
pousa sobre o sino do templo
adormecido
Buson
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!