[França] Lançamento: “Das desigualdades sociais”

D’Equipo Plantel e Joan Negrescolor

Apresentação do editor

Todos os homens são iguais, mas por que existem pessoas muito ricas e pessoas muito pobres? Por que existem pessoas que trabalham muito para ganhar pouco e pessoas que não trabalham e ganham muito dinheiro? É com essas questões que começa o livro. O tom é dado já de início: frases incríveis, engraçadas, que provocam reações em pequenos e grandes, reforçadas por ilustrações dialogadas e coloridas.

Partindo de exemplos marcantes, o conceito de classes sociais é explicado às crianças: alguns possuem de carros exageradamente luxuosos, iates que parecem mansões e mansões que lembram palácios, ao passo que outros não possuem um lugar digno para morar e sobreviver no dia a dia é difícil. O mecanismo está consolidado: como isso pode mudar?

Com ilustrações vivas e explicitas, este livro apresenta, com simplicidade e humor, conceitos políticos e sociais fortes. O ponto de vista que se apresenta é deliberadamente radical: as crianças têm, enfim, seu pequeno Bourdieu ilustrado!

Des inégalités sociales

Edições Rue de l’Échiquier

48 páginas

14,90 euros

Para 6 – 8 anos

ruedelechiquier.net

A coleção “Os livros para hoje e amanhã”

Este livro faz parte de uma série de quatro títulos inicialmente publicadas entre 1977 e 1978, na Espanha, dois anos após o fim da ditadura franquista. Mais de quarenta anos passaram, no entanto o espírito e as palavras desses livros são de uma atualidade ímpar. Acompanhada de novas ilustrações, são reeditados hoje com os mesmos textos, sem supressão nem adição.

Tradução > Café com Alecrim

agência de notícias anarquistas-ana

Velhinha curvada
Olha com esforço
Flores do jacarandá.

Wesley Silva Santos, 12 anos