Nos alegra informar da estréia [em 11 de junho] do curta-metragem “La huelga prohibida”. Um documentário produzido por Radiko e com a colaboração da CNT sobre a greve da canadiense, a qual significou um importante marco na história da classe obreira.
A Greve começou em 5 de fevereiro de 1919, em solidariedade com 8 trabalhadores despedidos por não aceitar uma diminuição de salário quando passaram de temporários a fixos, uma greve solidária; e acabou com o reconhecimento em 17 de março de boa parte das exigências dos grevistas.
Ditas exigências eram as seguintes:
– Readmissão dos despedidos e não represálias.
– Aumento dos salários entre 50 e 100% do salário.
– O pagamento da jornada de greve.
– Jornada laboral de 8 horas.
– Liberdade dos encarcerados.
Sem dúvida, Um fato histórico que demonstrou a capacidade transformadora de uma classe trabalhadora consciente e organizada.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=MzpytVz4rxM&t=15s
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Veja a brisa matinal
soprando os pêlos
da taturana!
Buson
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…