Essa semana, o Deu Ruim volta ao formato de boletim informativo – ou algo próximo disso.
Contamos novamente com nossos cinco especialistas (dessa vez com uma substituição), mais um entrevistado na seção “Meu Brasil Brasileiro” e a entrega de mais um troféu na seção “Já pode ser ministro”.
E se você aguentar o black metal do final até o fim, tem uma risada surpresa depois da música. Nós juramos.
Lembrando que o Deu Ruim é transmitido semanalmente, todo sábado, na programação da Rádio Sens (senscast.org), às 13h. O programa ideal pra hora da faxina. Este episódio vai ao ar hoje, 13/06.
Não vai dar nesse horário? Não tem problema. Pra escutar antes ou depois, é só clicar aqui: https://senscast.org/2020/podcast/deu-ruim-06-enxofre-e-cura/
Links para o Spotify/iTunes/Deezer/Google/outros aqui: https://senscast.org/deu-ruim-podcast/
Confira abaixo o que te aguarda neste episódio, já com o tempo certo de cada bloco, caso você queira pular alguma parte (não aconselhamos):
1. Destaque inicial – 00:01:12
Mais uma vez, os âncoras Bruno Pommer e Danilo Heitor trazem uma péssima notícia, cagada, errada, desgostosa mesmo. E dessa vez ela vem do mundo da moda.
2. Educação – 00:09:33
Carol Caetano, nossa atriz, cantora, arte-educadora, militante na luta pela educação popular e mãe supimpa, retorna com os desmandos e aburdos do mundo da educação. Pandemia, EaD, Weintraub, não tem como essa mistura dar bom de jeito nenhum. Mas a gente tenta encontrar umas brechas pra pensar grande.
3. Política – 00:34:32
O moleque laser sumiu, e a Mayara Vivian assumiu. Geógrafa, cozinheira, ativista e expert em montar barricadas, nossa nova comentarista de política se transporta diretamente de 2013 pra falar sobre as manifestações de rua pelo Brasil, os antifa, os partidos e os conflitos todos.
4. Trabalho & Economia – 00:49:51
O professor Danilo Nakamura, pesquisador em história econômica, ataca outra vez, agora falando sobre a precarização do trabalho, os “bullshit jobs” que a pandemia deixou ainda mais expostos e a irracionalidade da produção capitalista contemporânea. Parece complicado? Bom, ele descomplica, ouve lá pra ver.
5. Esporte – 01:06:23
O quarto-zagueiro clássico Helsom Teixeira volta pra falar de muito mais do que futebol: tem vôlei, olimpíadas e, principalmente, posicionamentos políticos de atletas pelo Brasil e pelo mundo em um momento que não dá mais pra fingir não ver os efeitos do racismo e do fascismo no esporte.
6. Cultura & Cotidiano – 01:24:49
Depois de tanta treta, Leonor Macedo, mãe, subcelebridade do Instagram e terrorista, surge com algumas dicas de como (não) passar a quarentena. De filmes de terror à idas ao shopping, passando por calcinhas velhas e uma polêmica damariana sobre transar ou não transar – eis a questão.
7. Meu Brasil brasileiro – 01:46:15
Nossa segunda entrevista com um brasileiro qualquer, uma conta de banco no vermelho, um simples transeunte sobre a situação atual do país teve como convidado o fotógrafo e jornalista Pedro Ribeiro, conhecido nas redes como Drão McQueen. E ele não teve medo das perguntas capciosas dos nossos âncoras.
8. Troféu “Já pode ser ministro” – 01:52:53
O segundo troféu “Já pode ser ministro” foi para o Paraná, mas não pudemos entregá-lo ainda por se tratar de uma ilustre desconhecida. Quer dizer, ex-desconhecida, porque depois dessa pérola, ela chega forte como candidata à ministra da Saúde.
Deu Ruim é uma produção d’O Anarresti: https://twitter.com/OAnarresti // oanarresti@gmail.com
agência de notícias anarquistas-ana
Trovão –
Ontem à leste,
Hoje a oeste.
Kikaku
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!