[Canadá] Protesto Pacífico, Agitadores Externos e o Estado: Carta às e aos camaradas BIPOC

Foi uma semana de uma intensidade praticamente desconhecida nas nossas vidas. Eu, como muitas e muitos de vocês, tenho estado colado ao meu telefone para receber atualizações das ruas. Assisti com horror e alegria nupcial as imagens de carros e delegacias de policia em chamas e de Targets e Footlockers destruídos. Alegria porque acho maravilhoso ver este antagonismo completo em relação a um sistema que oprime as comunidades negras e pardas há tanto tempo. Antagonismo não temperado pelas noções liberais de “paz” ou “civilidade”. Mas também sinto horror em relação às imagens da polícia disparando sobre médicos a curta distância com “armas menos letais”, ou empurrando um homem idoso para trás e passar sobre ele sem aviso prévio, enquanto este convulsiona no chão. Eu assisti. Eu testemunhei. Eu permiti a mim mesma sentir a raiva em ebulição.

O ódio da polícia não é um sentimento novo para mim. E sim, eu disse ódio. Não antipatia, desconfiança, desaprovação, mas ódio. As pessoas individuais que usam o uniforme também? Provavelmente eu não odeio todas elas, acredito que muitas delas usam o crachá porque foram doutrinadas a acreditar que a polícia é uma força para o bem no mundo. Mas a linha comum entre todas elas é que – ao vestir o uniforme – juraram não defender a justiça, mas fazer cumprir a lei. Fizeram um juramento de fazer cumprir a lei, mesmo quando esta é opressiva, violenta e desumana e concordaram em suspender o seu próprio julgamento moral no processo. Eu nunca terei nenhum respeito por essa decisão. Então, sim, odeio a polícia e desprezo qualquer policial que continue a usar esse uniforme e negue o que isso significa.

Eu odeio a polícia porque o meu pai cresceu enquanto indígena em Saskatchewan (a minha mãe é branca). Desde tenra idade, fui avisado de que a polícia não era minha amiga e que eu nunca deveria falar com eles. É isso que o legado policial de espancamentos e ataques à luz das estrelas (pesquisa-o) e de racismo fazem. O meu pai e a sua família inteira experenciaram toda a força da violência policial por serem indígenas em público. Os nativos e as nativas do Canadá não confiam na polícia. Três pessoas indígenas – incluindo uma adolescente de 16 anos – foram assassinadas pela polícia em abril em Winnipeg em apenas 10 dias.

Eu odeio a polícia porque sou anarquista. A minha experiência com a polícia tem sido a imensa repressão da minha comunidade, porque não acreditamos no Estado. Respondi a intimidações de manhã cedo da polícia usando um aríete para arrombar a porta da frente, atirando granadas de concussão antes de arrastar meus amigos e amigas, nus, nuas e com raiva, para a sala de estar. Passei meses tentando pressionar a prisão a libertar a minha amiga trans depois de a polícia ter revogado a sua liberdade condicional simplesmente por se levantar numa reunião pública e fazer um discurso anti-polícia. Eu vi policiais à paisana tentando se infiltrar nos nossos círculos para obter informações sobre a organização anti-pipeline [luta ecológica]. E tive amigos que voltaram para casa com hematomas e ossos partidos nas mãos de policiais de choque em Montreal.

A polícia não é minha amiga nem protetora. A polícia é um flagelo violento nas nossas comunidades. Eu invadi as ruas em 15 de março, organizei manifestações quando a polícia matou alguém na minha cidade e passei dias e noites nos degraus da sede da polícia em Toronto com o BLM (Vidas Negras Importam). As pessoas perguntam-me o tempo todo o que eu faria se fosse roubado. Já fui assaltado, não chamei a polícia. As coisas são apenas coisas, eu não desejo vingança contra uma pessoa pobre. Perguntam-me o que aconteceria se eu fosse atacado. Eu já fui atacado, eu e os meus amigos e amigas respondemos. Perguntam-me o que acontece se eu fosse violada. Sou sobrevivente de violação, não chamei a polícia. Já viram as estatísticas de quantas vezes um violador é preso pelo ato? Pesquisem. É da minha convicção que entregar alguém à polícia é uma coisa incrivelmente violenta e eu faria tudo ao meu alcance para o contornar. Isso não significa que não existam situações em que eu os chamaria (por vezes, é-se forçado a fazê-lo), mas seria apenas em última instância e com o coração pesado. Pois ainda é uma realidade lamentável que a existência da polícia tenha bloqueado a criação de outros mecanismos para tratar das ofensas.

Muitas vezes fico decepcionada com as pessoas que acreditam com todo o coração que a polícia precisa ser abolida, mas, mudam de atitude e advogam por reformas. No entanto, eu entendo por que é que isso acontece. Os policiais passaram metade de sua existência enganando o público a pensar que são inevitáveis, que a sociedade entraria no caos sem eles. Passaram a outra metade a nos enganar, a acreditar que, de fato, previnem e resolvem crimes. Então, a uma câmera, o foco principal deles é sempre tentar recuperar a sua imagem quando eles são apanhados assassinando alguém, a sangue frio na rua em frente benevolente e, quando isso falhar, lembrar-nos de que têm armas, tanques e impunidade. As suas táticas de contra-insurgência estão agora em total exibição. Estão tentando responder à maior e mais disseminada revolta anti-polícia que os EUA já viram. Não podemos culpar a polícia por agir de todas as maneiras desonestas que são seus costumes, mas podemos culpar-nos a nós por cairmos nelas.

Entendo que inevitavelmente enfrentarei críticas por escrever isto, que algumas pessoas dirão que não devo me aprofundar nesta questão, porque é uma questão negra para a comunidade negra decidir. Eu recuo, respeitosamente. Porque eu amo este movimento, porque odeio a polícia e porque acho que estas duas coisas são crenças que quero que se espalhem para além da comunidade negra. Porque acho que a solidariedade crítica é vital por todos os lados. Porque eu quero ver este movimento pelas vidas negras vencer. E porque sei que existem tantos negros e negras que concordam comigo quanto os que discordam.

Esta é uma carta aberta a todas as minhas companheiras e companheiros de luta. É um apelo para pararem de se deixar levar por narrativas estatais que servem para tirar o poder das pessoas e confundir-nos nas ruas. É claro que me incomodou ver as redes sociais bajulando as fotos de policiais encenando um momento de silêncio ou abraçando um manifestante. Isso incomodou-me porque aqueles policiais – poucas horas depois – estavam usando gás lacrimogêneo e batiam nesses mesmos manifestantes e os liberais optam por ignorar essa realidade. O que mais me incomodou é a extensão em que vejo camaradas BIPOC (Pessoas Negras e Indígenas Racializadas) caindo na armadilha da narrativa do “protesto pacífico” e do “agitador externo”.

A armadilha do “protesto pacífico”

O Canadá viu uma grande manifestação de apoio às revoltas negras nos EUA. Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas em protestos organizados – e um motim – em solidariedade com o movimento anti-polícia. Mas um tema consistente para essas marchas tem sido uma obsessão em mantê-las “pacíficas”. Isto acontece por várias razões: pressão policial, organizadores liberais e medo. É um pensamento assustador que se possa convocar uma manifestação e que as pessoas que aparecerem superem as estimativas e que essas pessoas possam estar com raiva e que a raiva delas possa resultar em danos à propriedade ou roubo. Talvez te sintas responsável. A polícia pode alegar que és responsável. As pessoas podem acusar-te de colocar a comunidade negra em risco: “Se o protesto for violento, a polícia reprimirá as pessoas BIPOC!” E assim insistes em que toda a gente que vem siga as regras. Não queres envolver a polícia, então nomeias marechais para policiar a multidão para ti. Apontas o dedo a qualquer pessoa que se desvie do teu plano.

Insistir em que uma manifestação de solidariedade com a rebelião nos EUA permaneça “pacífica” é uma tentativa de se proteger de críticas e danos por meio de um apelo à legitimidade do Estado, que tem o efeito adicional de nomear os protestos com os quais se afirma ser solidário como ilegítimos. A verdadeira solidariedade agora está justificando os protestos nos EUA, mesmo que tenha custo pessoal. Tens de te perguntar a ti mesmo, o que é que realmente significa ser “pacífico”? Para a polícia, significa ser legal. Significa não perturbar a ordem atual. Mas não é contra isso que estamos  nos manifestando? Este é um movimento que diz “Foda-se o status quo! Foda-se o sistema que permite que policiais matem negros e negras sem consequências! Temos que estar dispostos a não nos importar com o que a polícia pensa de nós. Temos que nos preocupar mais com nossa própria verdade e honra do que com as sensibilidades da classe média. Pergunta-te a ti mesmo: isto é um movimento contra a polícia ou apenas contra a brutalidade policial?

Quero ver mais o fazer recuar a polícia e o seu controle. Quando a polícia tenta responsabilizar as e os organizadores pelas ações de todas as pessoas que participam nas suas reuniões públicas, precisamos de recusar a consentir. Esta é uma tática que eles usam para pôr a responsabilidade de manter a ordem em ti. Não faças o trabalho da polícia por eles! Isto fica mais fácil se organizares marchas fora das organizações. Fá-lo de forma semi-anônima. Diz “somos um coletivo de pessoas negras e racializadas”. Usa máscaras. Cria perfis de FB falsos ou páginas temporárias para hospedar os eventos. Se recrutares marechais para ajudar as multidões e manter as pessoas seguras, aconselha-as a proteger as pessoas dos policiais e dos racistas. Não lhes peças para impedir que os manifestantes aumentem o ritmo e o tom, ou para impedir que gritem com a polícia, ou que os denunciem por grafites ou outras formas de ação. Quando nos reunimos em grandes grupos para marchas e comícios, fazemo-lo para sentir a força que vem com o nosso grande número. Coisas bonitas podem acontecer quando nos sentimos empoderados enquanto coletivo. Permite que as pessoas superem a sua zona de conforto, corram riscos e se sintam apoiadas. É isso que devemos promover.

Precisamos questionar as nossas crenças na não-violência e na respeitabilidade. Quando receamos sofrer a retaliação da polícia caso perturbemos a ordem, temos de nos comprometer a defender umas às outras em vez de nos impedirmos de agir. Não devemos encorajar as pessoas a verem-se como vítimas, mas sim perguntar: “O que é que necessitas para te sentires forte?” Quando nos deixamos guiar pelo medo, nos tornamos vulneráveis à segunda das duas armadilhas.

A Armadilha do “Agitador Externo”

Um olhar nas redes sociais pode ilustrar uma imagem confusa neste momento. Os meus feeds estão cheios de pessoas elogiando os protestos, mas também de pessoas que alegam que os anarquistas brancos são quem iniciam os saques, os incêndios e o vandalismo. Há vídeos que supostamente mostram policiais descarregando pilhas de tijolos nos cruzamentos, como parte de uma conspiração para intensificar a ação nas ruas. É absolutamente enfurecedor assistir as pessoas procurando qualquer motivo para justificar que os negros não queimaram a sua cidade em vez de apoiá-los. Eu digo isto como alguém cuja comunidade foi infiltrada duas vezes por policiais, cujo resultado foi várias pessoas passarem vários anos na prisão: não há absolutamente nenhuma razão para os policiais deixarem pilhas de tijolos na rua de um protesto anti-policial incontrolável.

Sim, há um histórico limitado de policiais à paisana, trabalhando com equipes e incentivando-as a intensificar táticas para pressionar as acusações inflacionadas. E, sim, há definitivamente policiais disfarçados entre os protestos nos EUA e no Canadá. Mas neste caso em particular, com a revolta tão difundida, desestabilizadora e ameaçadora do controle policial, a polícia não vai entregar projéteis ao povo negro. Não os ajuda parecer estar fora de controle na TV, nem os ajuda agora a ter vídeo após vídeo deles usando força extrema para conter a dissidência. Este é um dos propósitos da insurreição. Forçar a polícia a mostrar as suas verdadeiras cores, demonstrar quanta força eles estão dispostos a usar contra os seus próprios cidadãos para manter a sua autoridade. Isto não vai ajudá-los a aumentar os seus orçamentos. Na verdade, vários municípios já estão cortando o seu financiamento. Além disso, há muitas coisas na rua para atirar.

É quase cômico ouvir os governadores na televisão falando sobre como estes protestos são causados por “agitadores externos”, enquanto o infográfico por trás deles mostra que há manifestações e protestos em todos os 50 estados. A fronteira está fechada por causa do COVID. Intrusos de onde?

Quando estas autoridades dizem “agitador externo”, o que elas querem dizer é “externo à comunidade negra”. Eles estão se referindo principalmente a pessoas brancas. Esta é uma história tão antiga quanto o tempo. Quando colonos trabalhadores irlandeses e escravos uniram forças para derrotar os seus senhores, os proprietários de escravos deixaram de dar emprego aos trabalhadores contratados ao lado deles e puxaram-nos para a branquitude, concedendo-lhes papéis de supervisão. Esta história aconteceu várias vezes ao longo da história e mostra que os brancos nem sempre são cúmplices. Mas também mostra que o poder branco teme a colaboração entre pessoas brancas e BIPOC. O KKK publicou editoriais alegando que os negros eram muito felizes como escravos e era apenas a agitação branca do norte que os fazia revoltar. Isto teve o benefício conjunto de negar a agência negra e de semear a divisão racial. Durante a era dos Direitos Civis, novamente, esta narrativa do agitador branco retorna. James Baldwin é citado como tendo dito sobre a questão: “Quando o Sul tem problemas com os seus negros – quando os negros se recusam a permanecer no seu “lugar”- culpa os “agitadores externos” e a “interferência do norte”. Quando a nação tem problemas com o negro do norte, culpa o Kremlin”. Nega a agência negra, divide os radicais brancos e negros. Enxagua. Repete.

Negar que as pessoas BIPOC são capazes de protestar ou que mantêm uma tradição orgulhosa de ação insurrecional é uma suposição desempoderadora e infundada. Também ajuda a polícia, tornando as detenções mais populares posteriormente. A polícia pode sair impune de criminalizar as pessoas se a maioria das e dos cidadãos acreditar que estão perseguindo “intrusos” que entraram e destruíram a sua comunidade. Mas o fato avassalador é que o Estado não quer que haja uma solidariedade racial radical.

No entanto, há uma coisa que o Estado quer ainda menos do que traidores que marcham nas ruas pela luta dos negros. Não há nada que tema mais do que anarquistas negros (e indígenas e latino-americanos). Pessoas BIPOC que recusam não apenas a legitimidade da polícia, mas também a existência do Estado. Pessoas BIPOC que não podem ser recuperadas, que não podem ser conquistadas com reforma e inclusão no sistema. Pessoas BIPOC que não se contentarão com nada exceto completa autonomia. O Estado teme tanto isto que tentará o mais possível convencer as pessoas de que os anarquistas negros não existem. Assim, a narrativa diz: “apenas os brancos se revoltam”, “anarquismo é uma coisa branca”. Alimentar isto, é claro, apaga a existência de anarquistas e anti-autoritários BIPOC de várias tradições. Nunca devemos esquecer os anarquistas negros do MOVE que, depois de serem acusados de matar um policial em 1978, lhes lançaram uma bomba pela polícia no seu bairro no centro da Filadélfia. A polícia destruiu 65 casas, matou seis adultos e cinco crianças. Membros do MOVE 9, que foram condenados pela morte de um policial que tentou despejá-los das suas casas com armas empunhadas, foram condenados cada um a 100 anos de prisão. O último destes, Chuck Sims Africa, foi libertado em liberdade condicional em 7 de fevereiro de 2020, após passar 41 anos na prisão.

Portanto, não é de surpreender que o meu feed esteja repleto de vídeos de policiais incentivando negros e negras a entregar pessoas brancas que eles veem como “causadoras de problemas”. Ou que existam dezenas de vídeos de negros juntos braço a braço para proteger a Target [rede de supermercados] de pilhagens, ao lado de vídeos de skaters brancos quebrando janelas e sendo atacados em seguida. Estou eu tentando dizer que os brancos não se ultrapassaram nas ruas? Ou causaram danos? Não. Mas a narrativa está sendo simplificada demais com um propósito. Como uma mulher indígena, posso vos dizer que nem todos os radicais brancos são amigos. Alguns inevitavelmente decepcionarão, cometerão erros, não perceberão o que está em causa. Mas é um erro estratégico e um engano cobri-los com desconfiança. Eu já vi pessoas BIPOC (e brancas) pondo no mesmo saco anarquistas e supremacistas brancos como “pessoas a observar” nas manifestações! As pessoas repassaram conspirações de que o protesto vagamente promovido de Toronto que estava circulando nas redes sociais foi planejado pelos anarquistas de Montreal que pretendiam invadir Toronto e destruí-la! Pessoas BIPOC aproximaram-se de mim para ajudar a organizar os seus eventos cheios de medo de que brancos venham e comecem a quebrar janelas.

Eu preciso que toda gente pare por um minuto e pense. Respire. Essas crenças são ilógicas. O que significa quando se está repetindo as mesmas falas que Ezra Levant está atualmente publicando na Rebel Media? O que significa quando se está repetindo ideias que a fonte de notícias da extrema direita, o Project Veritas, promove há anos? Não há problema em ter medo. Não é bom é alimentar a divisão racial e política em detrimento do movimento por causa do medo. Pensa criticamente e escolhe os teus cúmplices com cuidado e convicção.

Alguma perspectiva

Não há problema em ter medo da polícia. É apropriado ter medo da polícia. Mesmo que não estejam disparando sobre ti, eles têm a capacidade de sequestrar-te na rua e arrastar-te por um labirinto de burocracia violenta sobre a qual tens pouco controle. É por isso e por tantas outras razões que precisamos continuar a lutar pela sua abolição. Parte desta luta é ser mais inteligente do que eles, vendo através das suas táticas de divisão e confusão. A luta pela vida negra é crucial. Não podemos desistir. Pergunta-te, porém, qual é o teu indicador do sucesso? Ficarás satisfeito com as exigências realizadas pela campanha 8cantwait se a violência policial diminuir na tua comunidade em 72%? Concordas com os 28% de violência policial que permanecerão? Ou estás indignado, enfurecido, furioso o suficiente para te contentares com nada menos do que a completa abolição da polícia e do mundo que precisa dela?

Essa luta é mais difícil e mais longa. Será mais facilmente ganha com camaradas que compartilham o teu objetivo. Adota uma ética de solidariedade crítica. Segue o teu próprio caminho, mas constrói relacionamentos estrategicamente e alinha-te com pessoas que compartilham objetivos comuns. Anarquistas que odeiam a polícia pelo que representam e pelo que protegem. Radicais – BIPOC e brancos – que podem ensinar a tecnologia da evasão: comunicação criptografada, segurança online e medidas de contra-vigilância. Indígenas que resistem a este Estado há 300 anos. Vizinhos e vizinhas que se comprometem a não chamar a polícia. E aquelas pessoas do bloco combativo que passaram décadas aprimorando a arte de quebrar janelas e romper policiais.

Continua a lutar. Estás ganhando.

Justiça para todos os negros e negras assassinados pela polícia.

Fonte: https://north-shore.info/2020/06/07/peaceful-protest-outside-agitators-and-the-state-a-letter-to-bipoc-comrades/

Tradução > Ananás

agência de notícias anarquistas-ana

Em morosa andança
Ao léu com meu ordenança —
Contemplação das flores.

Kitamura Kigin