Projeto de lei ordena a indicação de um organizador de eventos, estipula penalidades e responsabiliza os organizadores legalmente
Centenas de anarquistas se reuniram no centro de Patras nesta terça-feira (07/07) em protesto contra os planos do governo para regulamentar as frequentes manifestações de rua na Grécia. Também houve protestos em Tessalônica e Atenas (foto).
Os protestos de rua na Grécia são a principal forma de oposição contra as políticas de governo. A legislação em estudo no Parlamento grego será submetida a uma votação nesta quinta-feira (09/07).
O projeto de lei ordena, em particular, que uma manifestação deverá ser anunciada a tempo e licenciada, além da indicação com antecedência de um “organizador responsável do protesto” que se coordenará com a polícia para “informar o conteúdo, o horário e o trajeto para que a”vida socioeconômica” da área não seja afetada” e impõe restrições a uma manifestação se o número de participantes for baixo. A proposta ainda estipula penalidades para “comportamentos violentos, responsabilizando os organizadores legalmente por qualquer dano ou ferimento causado pelos manifestantes”.
Com essa lei, a polícia grega decidirá por si mesma quando e como uma manifestação ocorrerá, tendo o direito de dissolvê-la se não houver “responsável” ou for considerada perigosa para a “segurança pública”. A aprovação deste projeto de lei visa eliminar qualquer um que defina o Estado como um “inimigo interno”.
Greves, okupações, manifestações, confrontos… Não vão parar!
agência de notícias anarquistas-ana
pássaros cantando
no escuro
chuvoso amanhecer
Jack Kerouac
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!