Faz 3 semanas (14/06/2020) El Libertario deu a notícia, por via de nosso blog e outros meios, da delicada situação de saúde que afeta a companheira Mina Vivas, que foi diagnosticada com câncer de mama, requerendo a urgência de uma intervenção cirúrgica e iniciar o tratamento necessário.
A companheira é parte de nosso coletivo, além de esposa de Nelson e mãe de Salvador (outros dois compas do grupo), de modo que essa situação nos interessa diretamente, mais ainda nas circunstâncias que atravessamos na Venezuela, onde a terrível crise que padecemos em todas as áreas – incluindo o sistema de saúde pública e a seguridade social – impõem como única opção para um caso como este recorrer ao oneroso recurso dos hospitais privados.
Tal situação deu origem à campanha de arrecadação solidária dos fundos necessários, coordenada pelo compa Salvador desde a Espanha e dirigida em particular às pessoas radicadas fora da Venezuela.
Nos alegra enormemente notificar que dita campanha já chegou muito próximo de completar o objetivo fixado, pois no momento de redigir esta nota foram recebidos 9.629 euros de doações, o que representa 96,29% da meta fixada de 10.000 euros, montante que permitiria cobrir as despesas da hospitalização, a intervenção cirúrgica, os tratamentos médicos subsequentes e os custosos medicamentos mais outros insumos necessários.
Além dessa satisfatória informação, nos alegra informar que Mina passou pelo centro cirúrgico na quarta-feira passada, 1° de julho, onde foi extirpado o tumor maligno e tendo até o momento uma recuperação e evolução positiva, a espera das decisões médicas sobre o posterior tratamento da enfermidade. Em todo caso, tanto Mina como nós confiamos que tudo corra favoravelmente.
Além de dar esta notícia, o motivo da presente mensagem é agradecer calorosamente a ampla solidariedade de tantas pessoas anarquistas, que se manifestaram com sua contribuição econômica e também divulgando a notícia da campanha de arrecadação e fazendo chegar a Mina palavras de alento e simpatia. Entre essa gente há quem teve a oportunidade de tratar pessoalmente com Mina, ainda que outros não, mas todos querem fazer chegar a companheira o testemunho de seu maior afeto.
Para todos… saúde, alegria e Anarquia!
periodicoellibertario.blogspot.com
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
verdes vindo à face da luz
na beirada de cada folha
a queda de uma gota
Guimarães Rosa
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!