
Finalmente os grandes operadores de comunicação (Apple e Google), como esperado, levaram o prêmio das aplicações de rastreamento, e as tentativas locais (nacionais) foram um fracasso. Como por exemplo, os do Reino Unido, França e pelo menos 7 outros países da Europa (Noruega, Polônia, Finlândia…).
No caso do estado espanhol, após flertar com outros sistemas estritamente europeus (por exemplo, o PEPP-PT Pan European Privace Preserving Proximiti Tracig (negreverd.blogspot.com/2020/04/passaports-dimmunitat-rastreig-de.html), finalmente decidiu adotar o sistema de lobby corporativo o API “notificações de exposição à COVID-19”, que você certamente encontrará se olhar as configurações de seu telefone, seja ele Android ou iOS.
O governo fez um teste do pedido para a Espanha (aguardando adoção pelas comunidades) na ilha de La Gomera, entre 29/6 e 31/7, com mais de 3.000 participantes, o governo encomendou o trabalho à sinistra empresa INDRA por um montante de 330.537 euros.
O aplicativo ainda não está funcional em nenhum lugar (tem que ser adotado por cada Comunidade), mas as Ilhas Baleares e Canárias são candidatas a serem as primeiras. De acordo com a Secretaria de Digitalização e Inteligência Artificial (SEDIA) estará totalmente operacional em 15 de setembro, embora neste momento você possa fazer downloads no Google Play e na Apple Store, deve-se dizer que para o sistema Android (85,5 dos telefones do estado) foram feitos mais de 1.000.000 de downloads.
De acordo com a SEDIA com o sistema de rastreamento por app multiplica por 2 o resultado do mesmo trabalho feito pelos rastreadores humanos, detecta 78% das infecções simuladas e 61% das simulações infectadas comunicam a infecção em 24 horas… mel em flocos!
Mas há alguns pontos a serem levados em conta antes de baixar o aplicativo, mesmo que seja apenas por curiosidade:
1.- Android pede para ter a geolocalização ativada, eles dizem que não guardam dados, mas a prática geral das corporações é negar a coleta de dados.
2.- O aplicativo, mesmo que não seja ativado em sua comunidade, salva os dados de seus contatos, no momento por 7 dias, a partir de 15/9/20 15 dias (dizem eles).
3.- Como o aplicativo detecta o MAC dos dispositivos contatados, apenas um deles ou um dos faróis bluetooth (iBeacons negreverd.blogspot.com/2018/10/smart-city-geolocalitzacio-i-realitat.html) o tem ativado, você está, de fato, geolocalizado.
4.- Da mesma forma que a API foi instalada sem qualquer solicitação nossa e sem qualquer consentimento, alguém pode garantir que os dados não serão baixados, de forma alguma, de nosso celular?
Portanto, é recomendado:
1.- Antes de mais nada, não faça o download do Radar COVID.
2.- Limitar o uso de smartphones ao mínimo necessário.
3.- Desconectar, normalmente, a geolocalização.
4.- Mantenha sempre o bluetooth desligado.
Mais informações:
http://negreverd.blogspot.com/2020/06/confinados-perpetuidad-en-la-samart.html
http://negreverd.blogspot.com/2020/06/rastrejats-com-si-fossim-peces-de-caca.html
Fonte: http://negreverd.blogspot.com/2020/08/el-rastreo-de-contactos-mediante-app-y.html
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Mosaico no muro.
O gato ensaiando o pulo.
Azuis borboletas.
Fanny Dupré
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!