Finalmente os grandes operadores de comunicação (Apple e Google), como esperado, levaram o prêmio das aplicações de rastreamento, e as tentativas locais (nacionais) foram um fracasso. Como por exemplo, os do Reino Unido, França e pelo menos 7 outros países da Europa (Noruega, Polônia, Finlândia…).
No caso do estado espanhol, após flertar com outros sistemas estritamente europeus (por exemplo, o PEPP-PT Pan European Privace Preserving Proximiti Tracig (negreverd.blogspot.com/2020/04/passaports-dimmunitat-rastreig-de.html), finalmente decidiu adotar o sistema de lobby corporativo o API “notificações de exposição à COVID-19”, que você certamente encontrará se olhar as configurações de seu telefone, seja ele Android ou iOS.
O governo fez um teste do pedido para a Espanha (aguardando adoção pelas comunidades) na ilha de La Gomera, entre 29/6 e 31/7, com mais de 3.000 participantes, o governo encomendou o trabalho à sinistra empresa INDRA por um montante de 330.537 euros.
O aplicativo ainda não está funcional em nenhum lugar (tem que ser adotado por cada Comunidade), mas as Ilhas Baleares e Canárias são candidatas a serem as primeiras. De acordo com a Secretaria de Digitalização e Inteligência Artificial (SEDIA) estará totalmente operacional em 15 de setembro, embora neste momento você possa fazer downloads no Google Play e na Apple Store, deve-se dizer que para o sistema Android (85,5 dos telefones do estado) foram feitos mais de 1.000.000 de downloads.
De acordo com a SEDIA com o sistema de rastreamento por app multiplica por 2 o resultado do mesmo trabalho feito pelos rastreadores humanos, detecta 78% das infecções simuladas e 61% das simulações infectadas comunicam a infecção em 24 horas… mel em flocos!
Mas há alguns pontos a serem levados em conta antes de baixar o aplicativo, mesmo que seja apenas por curiosidade:
1.- Android pede para ter a geolocalização ativada, eles dizem que não guardam dados, mas a prática geral das corporações é negar a coleta de dados.
2.- O aplicativo, mesmo que não seja ativado em sua comunidade, salva os dados de seus contatos, no momento por 7 dias, a partir de 15/9/20 15 dias (dizem eles).
3.- Como o aplicativo detecta o MAC dos dispositivos contatados, apenas um deles ou um dos faróis bluetooth (iBeacons negreverd.blogspot.com/2018/10/smart-city-geolocalitzacio-i-realitat.html) o tem ativado, você está, de fato, geolocalizado.
4.- Da mesma forma que a API foi instalada sem qualquer solicitação nossa e sem qualquer consentimento, alguém pode garantir que os dados não serão baixados, de forma alguma, de nosso celular?
Portanto, é recomendado:
1.- Antes de mais nada, não faça o download do Radar COVID.
2.- Limitar o uso de smartphones ao mínimo necessário.
3.- Desconectar, normalmente, a geolocalização.
4.- Mantenha sempre o bluetooth desligado.
Mais informações:
http://negreverd.blogspot.com/2020/06/confinados-perpetuidad-en-la-samart.html
http://negreverd.blogspot.com/2020/06/rastrejats-com-si-fossim-peces-de-caca.html
Fonte: http://negreverd.blogspot.com/2020/08/el-rastreo-de-contactos-mediante-app-y.html
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Mosaico no muro.
O gato ensaiando o pulo.
Azuis borboletas.
Fanny Dupré
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!