[Reino Unido] Pandemia acelera extinção das espécies: elefantes e girafas em risco

À crise sanitária e econômica, junta-se agora uma nova emergência global: de acordo com o MBZ Conservation Fund, quase um terço dos profissionais dedicados à conservação do planeta teme que a pandemia impulsione as ameaças a espécies e habitats. Entre as principais preocupações está o aumento da caça ilegal, considerando a presença reduzida das autoridades e de turistas. Além disso, as comunidades locais mais vulneráveis poderão recorrer à caça para garantir a sua sobrevivência.

O número é apontado pelo The Independent, cuja ativista Evgeny Lebedev lançou uma campanha de sensibilização sob o mote “Stop The Illegal Wildlife Trade”. O objetivo é apelar a uma colaboração internacional no sentido de pôr fim ao comércio ilegal de animais selvagens, considerado um dos principais perigos para o futuro da biodiversidade.

De acordo com a mesma publicação, pelo menos quatro tigres e seis leopardos foram mortos desde que o confinamento teve início na Índia. Em Uganda, o gorila Rafiki acabou também por perder a vida quando caçadores procuravam outros animais mais pequenos.

Mas há outras espécies em perigo, incluindo as girafas, por exemplo. Esta espécie é alvo de uma extinção silenciosa que a pandemia poderá acelerar. Também em Uganda, foram encontradas mortas sete girafas em apenas alguns dias, segundo a Uganda Conservation Foundation. No total, a população de girafas decresceu 40% ao longo das últimas três décadas, fazendo com que haja apenas cerca de 68 mil nos seus habitats naturais (excluindo jardins zoológicos).

“Sabemos que a caça ilegal está a acontecer em algumas áreas mais do que em outras e que algumas espécies de girafas estão particularmente em risco”, adianta David O’Connor, presidente da Save Giraffes Now.

Os elefantes são outros dos animais em risco. Só no passado mês de Junho, seis elefantes foram mortos no mesmo dia, no Mago National Park da Etiópia, o que compara com o total de 10 elefantes mortos em toda a África Oriental em 2019. Neste momento, haverá aproximadamente 415 mil animais deste tipo no continente, juntando-se ainda menos de 50 mil na Ásia.

Embora se registrem alguns passos positivos no sentido de proteger a espécie, nomeadamente o fortalecimento das leis contra a caça ilegal e a proibição da venda de marfim na China, a pandemia poderá destruir as conquistas: “Existe um aumento de atividade ilegal em áreas protegidas”, diz Max Graham, fundador da Space for Giants.

Fonte: agências de notícias

agência de notícias anarquistas-ana

bambu quase quieto,
voltado para o poente,
filtra a luz da tarde.

Alaor Chaves

 

One response to “[Reino Unido] Pandemia acelera extinção das espécies: elefantes e girafas em risco”

  1. Denix Claro

    -Bombeiros(Da última árvore para o último animal)- 1989
    Banda punk – Cólera

    Nos estávamos aqui
    Antes de você, antes deles
    Quando o mundo desconhecia a violência
    Nos existíamos a trilenios alimentando a todos
    Aos poucos você foi vendo eles chegando com uma invenção
    Usavam aquilo para nos cortar
    E com nossos pedaços em brasa
    Se aqueceram
    Então eles fizeram armas e motores
    Com armas te caçavam, com motores nos cortavam
    Você viu sua espécie aniquilada, você viu nossas sombras sumirem
    Água e ar, vítimas de contaminação química
    Você viu armas feitas com pedaços de nossos corpos
    Você viu sua pele irmã a preço promocional na vitrine
    Eles, não viram nada além do lucro
    Eles, usam sua pele sentado sobre nossos pedaços, eles tem projetos milionários para exterminar todos nos
    Observe agora, eles já estão cegos e suicidas
    Olhe ao redor, só eu e você, eles morrem aos poucos
    E nada mais, nada mais podemos fazer, nada mais