
Desde o final do século XIX e até os estágios iniciais da Guerra Civil, Barcelona foi a capital do anarquismo mundial. Logo após o início da guerra fratricida, a CNT apreendeu o luxuoso Hotel Ritz de seus proprietários e transformou seus quartos ostentosos em um animado restaurante social, renomeado como a Gastronômic No. 1.
De acordo com uma notícia “vermelha” da época:
“O Ritz, que só era acessível a pessoas ricas, tornou-se um refúgio amigável para o povo da cidade. Em suas grandes cozinhas, a comida é preparada para aqueles que vêm ao hotel para satisfazer seu apetite. As grandes salas de jantar que antes eram ocupadas por donzelas frívolas, grandes financiadores, capitães da indústria, aristocratas ociosos e aventureiros internacionais de todas as faixas, agora estão cheias de homens e mulheres humildes que seguem o ritmo da sociedade que está sendo criada. Barcelona trabalha e come, essa é sua força e sua virtude”.
O Gastronômic mal durou duas estações: 1936 e 1937, quando os comunistas sob as ordens de Moscou esmagaram a comuna anarquista de Barcelona e prepararam o caminho para a vitória dos rebeldes. A guerra fratricida começou entre companheiros de trincheira e terminou com Franco em El Pardo.
>> Veja o vídeo (01:46) aqui:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=48&v=PyJLmPtxRTM&feature=emb_title
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Insetos que cantam…
Parece que as sombras se amam
nos cantos escuros.
Teruko Oda
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?