Desde o final do século XIX e até os estágios iniciais da Guerra Civil, Barcelona foi a capital do anarquismo mundial. Logo após o início da guerra fratricida, a CNT apreendeu o luxuoso Hotel Ritz de seus proprietários e transformou seus quartos ostentosos em um animado restaurante social, renomeado como a Gastronômic No. 1.
De acordo com uma notícia “vermelha” da época:
“O Ritz, que só era acessível a pessoas ricas, tornou-se um refúgio amigável para o povo da cidade. Em suas grandes cozinhas, a comida é preparada para aqueles que vêm ao hotel para satisfazer seu apetite. As grandes salas de jantar que antes eram ocupadas por donzelas frívolas, grandes financiadores, capitães da indústria, aristocratas ociosos e aventureiros internacionais de todas as faixas, agora estão cheias de homens e mulheres humildes que seguem o ritmo da sociedade que está sendo criada. Barcelona trabalha e come, essa é sua força e sua virtude”.
O Gastronômic mal durou duas estações: 1936 e 1937, quando os comunistas sob as ordens de Moscou esmagaram a comuna anarquista de Barcelona e prepararam o caminho para a vitória dos rebeldes. A guerra fratricida começou entre companheiros de trincheira e terminou com Franco em El Pardo.
>> Veja o vídeo (01:46) aqui:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=48&v=PyJLmPtxRTM&feature=emb_title
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Insetos que cantam…
Parece que as sombras se amam
nos cantos escuros.
Teruko Oda
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!