Neste segundo capítulo veremos como o anarquismo na região chilena parecia morrer e renascer a cada momento, a dispersão, a intromissão dos partidos políticos, a baixa presença entre os jovens fazia aparentar que essas ideias seriam enterradas por algum líder político ou pelos ditadores de plantão.
Mas essas ideias conseguiram sobreviver à segunda metade do século 20, nas ruas, nas publicações e no exílio. Tiveram que enfrentar contextos difíceis para recuperar forças nos anos 90 e 2000, embora com novas inquietações e uma tônica que nos faz entender o anarquismo atual na república policial do Chile.
>> Assista o vídeo (26:58) aqui:
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/10/15/video-anarquismo-no-chile-parte-i-1890-1940/
agência de notícias anarquistas-ana
Paz. Forte em ruínas,
E na boca de um canhão
Um ninho de pássaros.
Luís Antônio Pimentel
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…