A história de um imigrante andaluz em Barcelona na década de 1920. A cidade rebelde e cosmopolita tornou-se a portadora padrão dos movimentos sociais que estavam se desdobrando por toda a Europa. O duro confronto entre a Patronal e o Governo contra o sindicato CNT faria de Barcelona uma das cidades mais violentas do mundo. Antonio é um trabalhador rural andaluz que não se resigna à situação de humilhação e servidão que a sociedade lhe impôs. Portanto, ele não vai abrir mão das poucas oportunidades que a vida tem a oferecer, mesmo que tenha que enfrentar senhorios, emigrar ou abandonar o amor de sua vida. Ele chegará a Barcelona agitada pela violência e pelas mudanças sociais, onde encontrará uma realidade muito diferente daquela que esperava. Seguindo sua forte vontade de mudar e melhorar sua vida o levará por caminhos onde ele terá que cometer atos que excederão sua própria moral, e o confrontará com situações que nunca teria querido viver. Somente uma época como a de 1920 poderia oferecer um cenário tão interessante para a história de um homem humilde, mas com orgulho.
Nubes negras | Una historia del pistolerismo en la Barcelona de 1920
Antonio Rayas Rosas
Trilita Ediciones, Barcelona 2020
96 págs. Cartoné 24×17 cm
ISBN 9788412180978
16,80 €
agência de notícias anarquistas-ana
A pedra
nada pergunta ao rio
sobre água e tempo.
Yeda Prates Bernis
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata