Ainda ontem (17/03) à noite, no coração de Atenas, muita gente saiu às ruas. Mas desta vez a questão da saúde foi trazida à tona. Está fora de questão deixar enfermeiras e médicos lutando sozinhos. Os manifestantes acentuaram o discurso hipócrita das autoridades que, na Grécia como na França, destroem os meios de tratamento e então, procuram fazer com que nos sintamos culpados e nos submetermos a decisões arbitrárias ou mesmo grotescas. O poder funciona como um incendiário, com nossa saúde como com tudo o mais.
Na linha de frente da manifestação, o bloco antiautoritário veio em grande número para apoiar as demandas das trabalhadoras em saúde. Uma grande faixa do Rouvikonas causou sensação. Mas isso não é surpreendente: todos sabem que os membros do grupo anarquista baseado em Exarchia e Kessariani são muito ativos em clínicas médicas autogeridas, iniciativas de coleta e redistribuição de alimentos, cozinhas sociais gratuitas e outras ações concretas de solidariedade, em paralelo com suas ações diretas contra o poder.
E, sobretudo, foi mais um grande momento de convergência de lutas, para além das nossas diferenças, nos antípodas do sectarismo que, muitas vezes, se opõe a nós e nos impede de construir ações comuns e respostas em larga escala. Não será sozinhos ou em um canto, isolados em uma pureza pseudoideológica que conseguiremos mudar o curso da história, mas forjando a sociedade juntos, para além de nossas diferenças no campo social, contra aqueles que fazem este mundo um inferno.
Como diz um dos slogans do Rouvikonas: “A única coisa que temos é um ao outro. Ninguém nos salvará senão nós mesmos, juntos, diversos, às vezes em desacordo em alguns pontos, mas unidos e determinados, diante da deriva autoritária e totalitária que nos ameaça.
Não deixe nossas lutas se dividirem. Não permitimos sermos divididos.
Yannis Youlountas
>> Foto | Na faixa lê-se: “Solidariedade com a luta dos trabalhadores da saúde – Rouvikonas”.
Fonte: http://blogyy.net/2021/03/18/convergence-de-luttes-contre-le-pouvoir-%e2%98%85/
agência de notícias anarquistas-ana
Pássaro curioso
na janela.
Bem-te-vi.
Aprendiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!