É com muito prazer que hoje, no aniversário de 150 anos da Comuna de Paris, nós, do Arquivo Bakunin e do Projeto Obras Completas – Mikhail Bakunin, lançamos a Revista Bakunin Vive, espaço para traduções e retraduções da obra do revolucionário russo Mikhail Bakunin (1814-1876).
Com esta nova publicação periódica, nossa intenção é ampliar a contribuição teórica de Bakunin para a língua portuguesa e compreender o horizonte de possibilidades da ação de agrupamentos e movimentos sociais para a realidade brasileira.
Nesta primeira edição, trazemos um lote de cartas de Bakunin, evidenciando a rede de relações pessoais e políticas articulada após sua fuga do exílio na Sibéria, demonstrando suas tentativas de articulação política com os movimentos revolucionários da Europa. Além disso, a primeira edição de nossa revista conta com a tradução do panfleto “Aliança Universal da Democracia Social”, destinada à juventude russa, refletindo sobre a necessidade e a natureza da revolução naquele país.
Em breve estará disponível online, e sua versão física será vendida pela @editora_lampiao (Distrito Federal) e @tsa.editora (Piauí), pelo valor de R$ 22,00 com frete gratuito para todo o país. Todo o valor arrecadado servirá ao custeio e ampliação do Projeto Obras Completas – Mikhail Bakunin.
agência de notícias anarquistas-ana
sopro-de-vento:
pardais se agarram
nos fios de luz…
Luiz Gustavo Pires
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata