
EPISÓDIO 01: CULTURA VISUAL E PUBLICAÇÕES NA PRIMEIRA REPÚBLICA
Domingo, dia 18 de abril, às 16h, é a primeira de uma série de três Lives do projeto Já existiam publicações antes do Mercado. Vamos conversar sobre Cultura visual e publicações na Primeira República. Fernanda Grigolin, Joaquim Marçal de Andrade e José Muniz Jr. conversam com Daniella Origuela.
Já existiam Publicações antes do mercado
Será que realmente apenas nos anos 1920, o Brasil passa a ter produção e distribuição de livros e publicações? Contar a história do livro a partir de uma data não seria uma vontade institucional de criar um marco para o mercado cujo vínculo é estabelecido junto a um único grupo social? O projeto Já existiam publicações antes do mercado é uma série de 3 lives que tem como objetivo olhar coletivamente para os processos de produção, edição e circulação de livros e publicações.
Há algumas décadas pesquisas têm sido feitas sobre mulheres publicadoras, como Maria Firmina dos Reis e Maria Lacerda de Moura, por exemplo. Mulheres que publicaram antes de existirem no mercado e no caso de Maria Firmina antes de existir República.
Na Primeira República, as pessoas anarquistas também tinham atividades essenciais para a cultura visual, para a circulação de opúsculos e jornais, eram publicadores que pensavam seu tempo e praticavam a escrita, como Edgard Leuenroth e Maria A.Soares. Promoviam ações nas quais o livro era um intermediador de processos educativos, culturais e arquivísticos.
Pequenas e médias tipografias eram os lugares gráficos na Primeira República. De lá saíram jornais, opúsculos e livros que eram produzidos por ações coletivas. Esses publicadores artesãos não seriam pessoas que deveríamos retomar para entender o que é fazer um impresso?
Episódio 1: Cultura visual e publicações na Primeira República
Dia 18.04, às 16h
Apresentação: Daniella Origuela
Debatedores: Fernanda Grigolin, Joaquim Marçal de Andrade e José Muniz Jr.
Arte e streaming: Caio César Paraguassu
Chat ao vivo: Aline Ludmila
>> Já se inscreva no nosso canal, ative o sininho por lá:
https://www.youtube.com/channel/UCKr5pDFJvFgIYfBrf46nAbQ
agência de notícias anarquistas-ana
outono
outrora
era outro
Alonso Alvarez
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!