
Nem a pior crise econômica em décadas ou a perdas de 3 milhões de vidas por uma pandemia que deixou o mundo de joelhos conseguiram impactar os gastos militares das maiores potências.
Dados publicados neste domingo pelo Instituto Internacional de Pesquisas da Paz (Suécia) e que serve de referência global para o tema revelam que quase 2 trilhões de dólares foram gastos em 2020, um aumento de 2,6% em termos reais em comparação a 2019.
Os cinco maiores investidores em 2020, que juntos representaram 62% das despesas militares globais, foram os Estados Unidos, China, Índia, Rússia e o Reino Unido. Os gastos militares da China cresceram pelo 26° ano consecutivo.
O aumento se contrasta com uma queda do PIB mundial de 4,4%. Como resultado, os gastos militares como parte do PIB, atingiram uma média global de 2,4% em 2020, acima dos 2,2% em 2019. Este foi o maior aumento anual desde a crise financeira e econômica global em 2009.
O instituto, porém, destaca que se os gastos militares aumentaram globalmente, alguns países reavaliaram parte de seus gastos militares planejados diante da pandemia, como o Chile e a Coreia do Sul.
Despesas no Brasil sofrem queda
Na América do Sul, a redução de gastos militares foi de 2,1%, com o Brasil contraindo seus gastos em 3,1%. Como resultado, o Brasil passou a representar apenas 1% dos gastos militares do mundo e caiu duas posições no ranking dos governos que mais destinam recursos aos militares. Em 2019, o Brasil era o 13° colocado. Agora, é o 15°, com US$ 19,7 bilhões ao setor.
“Os custos econômicos da pandemia parecem ter tido um impacto”, diz o estudo. De acordo com o Instituto, os militares no Brasil receberam apenas 88% dos recursos que tinham sido originalmente previstos no orçamento.
Na média global, porém, os gastos continuaram elevados. “Podemos dizer com alguma certeza que a pandemia não teve um impacto significativo nos gastos militares globais em 2020”, disse Diego Lopes da Silva, Pesquisador do Programa de Armas e Despesas Militares do Instituto. “Resta saber se os países manterão este nível de gastos militares durante um segundo ano da pandemia”, questiona.
A alta, de uma forma geral, ocorreu por conta dos gastos ainda elevados nos EUA e China. “Em 2020, as despesas militares dos EUA atingiram um valor estimado em 778 bilhões de dólares, o que representa um aumento de 4,4% em relação a 2019”, disse.
“Como o maior gastador militar do mundo, os EUA foram responsáveis por 39 por cento do total das despesas militares em 2020. Este foi o terceiro ano consecutivo de crescimento dos gastos militares dos EUA, após sete anos de reduções contínuas”, explicou.
“Os recentes aumentos nos gastos militares dos EUA podem ser atribuídos principalmente a investimentos em pesquisa e desenvolvimento, e vários projetos de longo prazo, como a modernização do arsenal nuclear dos EUA e a aquisição de armas em larga escala”, disse Alexandra Marksteiner, pesquisadora do Programa de Armas e Despesas Militares do Instituto.
“Isto reflete a crescente preocupação com as ameaças percebidas de concorrentes estratégicos como a China e a Rússia, bem como o esforço da administração Trump para reforçar o que ela via como um exército americano enfraquecido”. constatou.
Mas o levantamento também destaca que despesas militares da China, a segunda maior do mundo, tenham totalizado 252 bilhões de dólares em 2020. “Isto representa um aumento de 1,9% em relação a 2019 e de 76% durante a década de 2011-20”, destacou.
“Os gastos da China aumentaram por 26 anos consecutivos, a série mais longa de aumentos ininterruptos de qualquer país.
Nan Tian, pesquisador do Instituto, aponta que o crescimento contínuo dos gastos chineses deve-se em parte aos planos de modernização e expansão militar de longo prazo do país, em linha com o desejo declarado de alcançar outras potências militares líderes”.
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Um antigo lago em silêncio…
Um sapo pula na lagoa,
splash! Silêncio novamente.
Bashô
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!