O projeto se baseia na investigação e documentação das mulheres que fizeram parte de unidades de combate durante o conflito enfrentado pelas organizações da Frente Popular e do Governo da II República.
O projeto
O Museu Virtual da Mulher Combatente (MVMC) tem o objetivo de criar um espaço histórico, visual e educativo sobre a participação das mulheres como combatentes na Guerra de Espanha. O conteúdo da plataforma é o resultado do projeto de investigação “Mulheres em guerra: vida e legado das mulheres combatentes na guerra civil espanhola”.
O projeto se fundamenta na investigação e documentação a respeito das mulheres que fizeram parte de unidades de combate durante o conflito enfrentado pelas organizações da Frente Popular e do Governo da II República com os militares sublevados e seus aliados, entre 1936 e 1939.
Para isso, se trabalha nos principais fundos de arquivos nacionais e internacionais que contem documentação militar da época, assim como em arquivos de caráter provincial ou municipal. Também se incluem as contribuições de arquivos familiares ou privados. Esta metodologia tem a finalidade de facilitar a análise coletiva dos dados, assim como a reconstrução das experiências vitais de cada uma das combatentes documentadas.
Este é um projeto em constante evolução e, portanto, irão se atualizando seus conteúdos de maneira periódica.
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
o pardal
foge do frio
no bolso do espantalho
Cláudio Feldman
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…