
O projeto se baseia na investigação e documentação das mulheres que fizeram parte de unidades de combate durante o conflito enfrentado pelas organizações da Frente Popular e do Governo da II República.
O projeto
O Museu Virtual da Mulher Combatente (MVMC) tem o objetivo de criar um espaço histórico, visual e educativo sobre a participação das mulheres como combatentes na Guerra de Espanha. O conteúdo da plataforma é o resultado do projeto de investigação “Mulheres em guerra: vida e legado das mulheres combatentes na guerra civil espanhola”.
O projeto se fundamenta na investigação e documentação a respeito das mulheres que fizeram parte de unidades de combate durante o conflito enfrentado pelas organizações da Frente Popular e do Governo da II República com os militares sublevados e seus aliados, entre 1936 e 1939.
Para isso, se trabalha nos principais fundos de arquivos nacionais e internacionais que contem documentação militar da época, assim como em arquivos de caráter provincial ou municipal. Também se incluem as contribuições de arquivos familiares ou privados. Esta metodologia tem a finalidade de facilitar a análise coletiva dos dados, assim como a reconstrução das experiências vitais de cada uma das combatentes documentadas.
Este é um projeto em constante evolução e, portanto, irão se atualizando seus conteúdos de maneira periódica.
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
o pardal
foge do frio
no bolso do espantalho
Cláudio Feldman
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!