[Espanha] Abre o Museu Virtual da Mulher Combatente, um portal para conhecer a história das mulheres na guerra civil

O projeto se baseia na investigação e documentação das mulheres que fizeram parte de unidades de combate durante o conflito enfrentado pelas organizações da Frente Popular e do Governo da II República.

O projeto

O Museu Virtual da Mulher Combatente (MVMC) tem o objetivo de criar um espaço histórico, visual e educativo sobre a participação das mulheres como combatentes na Guerra de Espanha. O conteúdo da plataforma é o resultado do projeto de investigação “Mulheres em guerra: vida e legado das mulheres combatentes na guerra civil espanhola”.

O projeto se fundamenta na investigação e documentação a respeito das mulheres que fizeram parte de unidades de combate durante o conflito enfrentado pelas organizações da Frente Popular e do Governo da II República com os militares sublevados e seus aliados, entre 1936 e 1939.

Para isso, se trabalha nos principais fundos de arquivos nacionais e internacionais que contem documentação militar da época, assim como em arquivos de caráter provincial ou municipal. Também se incluem as contribuições de arquivos familiares ou privados. Esta metodologia tem a finalidade de facilitar a análise coletiva dos dados, assim como a reconstrução das experiências vitais de cada uma das combatentes documentadas.

Este é um projeto em constante evolução e, portanto, irão se atualizando seus conteúdos de maneira periódica.

mujeresenguerra.com

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

o pardal
foge do frio
no bolso do espantalho

Cláudio Feldman