Hoje, 5 de maio de 2021, recebemos a triste notícia da morte do companheiro e amigo Nelson Méndez na Venezuela. A dor que sua partida nos deixa é a certeza de saber que um grande ser humano, um pensador e um lutador pelos ideais ácratas, um sábio articulador que nunca se afastou de seu espírito inquieto e libertário.
Nelson Méndez foi sociólogo, professor e ativista venezuelano. Desde 1995 editou o jornal El Libertario, publicação fundamental que foi um porta-voz dos movimentos sociais na Venezuela e na América Latina. Ele escreveu vários artigos e livros, tais como “Bitácora de la Utopía”. Anarquismo para el S. XXI” (2001), em co-autoria com Alfredo Vallota, e o recente “Gastronomía e Anarquismo. La utopía intensa de unir fogones, barricadas, placer y libertad” (2021), publicado pela Fundação Anselmo Lorenzo (FAL).
Em 2013, tivemos a sorte de tê-lo visitado em nosso país. Nessa ocasião, nosso grupo de estudo organizou uma conferência sobre a história do anarquismo na América Latina, que aconteceu no sindicato CONSTRAMET na tarde do dia 2 de outubro. Ele também participou da nona edição da Revista Erosión com uma prévia de seu livro sobre gastronomia e anarquismo.
Acompanhamos sua família e seus entes queridos na dor desses momentos, especialmente sua companheira Mina e seu filho Salvador. Nossos espíritos os acompanharão para dizer adeus ao companheiro Nelson com o compromisso de continuar forjando esse mundo novo que vive nos corações ácratas.
Erosión, Revista de Pensamiento Anarquista
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/05/06/mexico-sobre-nelson-mendez/
agência de notícias anarquistas-ana
criança traquina
saltita atrás dos pássaros
natureza em flor.
Helena Monteiro
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!