
Hoje, 5 de maio de 2021, recebemos a triste notícia da morte do companheiro e amigo Nelson Méndez na Venezuela. A dor que sua partida nos deixa é a certeza de saber que um grande ser humano, um pensador e um lutador pelos ideais ácratas, um sábio articulador que nunca se afastou de seu espírito inquieto e libertário.
Nelson Méndez foi sociólogo, professor e ativista venezuelano. Desde 1995 editou o jornal El Libertario, publicação fundamental que foi um porta-voz dos movimentos sociais na Venezuela e na América Latina. Ele escreveu vários artigos e livros, tais como “Bitácora de la Utopía”. Anarquismo para el S. XXI” (2001), em co-autoria com Alfredo Vallota, e o recente “Gastronomía e Anarquismo. La utopía intensa de unir fogones, barricadas, placer y libertad” (2021), publicado pela Fundação Anselmo Lorenzo (FAL).
Em 2013, tivemos a sorte de tê-lo visitado em nosso país. Nessa ocasião, nosso grupo de estudo organizou uma conferência sobre a história do anarquismo na América Latina, que aconteceu no sindicato CONSTRAMET na tarde do dia 2 de outubro. Ele também participou da nona edição da Revista Erosión com uma prévia de seu livro sobre gastronomia e anarquismo.
Acompanhamos sua família e seus entes queridos na dor desses momentos, especialmente sua companheira Mina e seu filho Salvador. Nossos espíritos os acompanharão para dizer adeus ao companheiro Nelson com o compromisso de continuar forjando esse mundo novo que vive nos corações ácratas.
Erosión, Revista de Pensamiento Anarquista
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/05/06/mexico-sobre-nelson-mendez/
agência de notícias anarquistas-ana
criança traquina
saltita atrás dos pássaros
natureza em flor.
Helena Monteiro
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?