
120 anos desde a abertura da Escola Moderna Francisco Ferrer Guardia
A comemoração dos 120 anos da abertura da Escola Moderna Francisco Ferrer Guardia, inaugurada em 8 de setembro de 1901, é um bom pretexto para que a Fundação Ferrer Guardia e a Sociedade para a História da Educação dos Países de Língua Catalã se unam para organizar conjuntamente um simpósio internacional, com o objetivo de rever e discutir, a partir de novas perspectivas e contribuições, a tradição e continuidade da pedagogia libertária em nível nacional e internacional.
A Escola Moderna de Barcelona (1901 – 1906) é um pretexto para aprofundar e ampliar os estudos sobre a pedagogia libertária a partir de uma lógica de passado – presente – futuro.
O simpósio será realizado nos dias 8 e 9 de setembro de 2021 (quarta-feira e quinta-feira), coincidindo com a data da comemoração da inauguração da Escola Moderna.
“Entendamos que não somos apenas mais uma escola, mas a primeira, e até agora a única, que se recusa a se submeter aos poderosos, que exalta os deserdados, que estabelece a igualdade das classes e dos sexos, que coloca o conhecimento da natureza e a última palavra da ciência ao alcance da inteligência de homens e mulheres, sem respeitar privilégios, como um tributo devido à verdade e à justiça“.
Francisco Ferrer Guardia, discurso na inauguração da Escola Moderna, em 8 de setembro de 1901.
agência de notícias anarquistas-ana
Manhã de neve.
Até mesmo os cavalos
Ficamos olhando.
Bashô
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!