120 anos desde a abertura da Escola Moderna Francisco Ferrer Guardia
A comemoração dos 120 anos da abertura da Escola Moderna Francisco Ferrer Guardia, inaugurada em 8 de setembro de 1901, é um bom pretexto para que a Fundação Ferrer Guardia e a Sociedade para a História da Educação dos Países de Língua Catalã se unam para organizar conjuntamente um simpósio internacional, com o objetivo de rever e discutir, a partir de novas perspectivas e contribuições, a tradição e continuidade da pedagogia libertária em nível nacional e internacional.
A Escola Moderna de Barcelona (1901 – 1906) é um pretexto para aprofundar e ampliar os estudos sobre a pedagogia libertária a partir de uma lógica de passado – presente – futuro.
O simpósio será realizado nos dias 8 e 9 de setembro de 2021 (quarta-feira e quinta-feira), coincidindo com a data da comemoração da inauguração da Escola Moderna.
“Entendamos que não somos apenas mais uma escola, mas a primeira, e até agora a única, que se recusa a se submeter aos poderosos, que exalta os deserdados, que estabelece a igualdade das classes e dos sexos, que coloca o conhecimento da natureza e a última palavra da ciência ao alcance da inteligência de homens e mulheres, sem respeitar privilégios, como um tributo devido à verdade e à justiça“.
Francisco Ferrer Guardia, discurso na inauguração da Escola Moderna, em 8 de setembro de 1901.
agência de notícias anarquistas-ana
Manhã de neve.
Até mesmo os cavalos
Ficamos olhando.
Bashô
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…