
Estamos trazendo o primeiro episódio da nova série Militantes Libertárias e Libertários, uma produção do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Anarquismo e Cultura Libertária, ancorado no Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino em História do IFCH/UERJ, com o apoio do AUDIOLAB/UERJ, visando contribuir para a criação da memória de movimento anarquista, colocando em destaque mulheres e homens militantes que lutaram desejos pessoais em prol do coletivo, da ajuda mútua e da solidariedade. Recuperar as contribuições dos anarquistas no campo das ideias e das lutas em que se engajaram, justifica esse trabalho no sentido de que possamos refletir sobre sua experiência histórica e o legado deixado por essa tradição. Neste episódio, apresentamos a trajetória de Angelo Bandoni, anarquista franco-italiano conhecido por suas concepções voltadas para educação libertária e pela participação no grupo do periódico La Battaglia. O projeto é coordenado pelas historiadoras Angela Roberti e Ingrid Ladeira. O texto apresentado é de autoria do pesquisador Bruno Benevides. Apresentação de Júlia Malheiros e vinheta de Leonardo Pereira. Coordenação do podcast História Presente de Jacqueline Ventapane. Vinheta produzida a partir da música “A las barricadas” e do discurso de Buenaventura Durruti.
>> Link para ouvir o podcast:
agência de notícias anarquistas-ana
O coração da aranha
se desfaz em geometria
de seda e mandala.
Yeda Prates Bernis
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!