SÁBADO 14 DE AGOSTO DE 2021
P r o g r a m a ç ã o
[19h00.] Palestra: “O anarquismo histórico na província de Zamora”, a cargo de Carlos, autor de “El movimiento libertario en Sanabria antes de la Guerra Civil” e outros livros.
A província de Zamora é fértil em acontecimentos históricos sociais. Tratar-se-á assim o ativismo libertário especialmente durante os anos prévios à Guerra Civil espanhola. Analisando suas associações, ações e cultura, através da documentação historiográfica existente e de várias fontes de informação inéditas.
No desenvolvimento do anarquismo zamorano, teve especial importância o sindicalismo revolucionário fomentado pelos trabalhadores da construção da via férrea entre Zamora e Ourense, que configurou a sociedade provincial dos anos 30 do século passado.
Continuando assim com o trabalho recolhido em vários artigos da imprensa local, em “Germinal”, em “Tierra y Libertad”, em serhistorico.net e no passeio libertário pelas ruas de Zamora na feira do livro de 2019. Palestra dirigida pelo companheiro Carlos.
[20h30] Apresentação do livro: “La poesía de la revolución. Vida y textos de Práxedis G. Guerrero en el anarquismo mexicano (1882-1910)”, pela Editorial Anarcosindicalista Aurora Negra.
Todo processo revolucionário nasce do esforço daquelas pessoas mais dedicadas a uma luta firme, que sabem dirigir bem seus passos e sua propaganda, em meio da espontaneidade ou das ações previamente acordadas e coordenadas. Práxedis Guerrero é uma das figuras mais destacadas do anarquismo no México. Junto a outros companheiros do Partido Liberal Mexicano como Ricardo Flores Magón e Librado Rivera, desempenham esse papel imprescindível de militantes abnegados que constantemente usam a propaganda anarquista para incitar os obreiros e camponeses do México a tomar as armas e a lutar contra o Estado e a ditadura porfirista.
Desconhecido por muitos e manipulado por outros, a figura de Práxedis se apresenta sem precisão, sendo para o Estado mexicano uma referência do nacionalismo o qual lhe rende homenagem, e para anarquistas uma figura desconhecida ou pouco estudada mais além do México.
Na presente obra se recolhe sua biografia e suas colaborações ao anarquismo em seu país, onde se aclaram sua figura e seu papel na revolução social mexicana, assim como suas claras intenções de conquistar a anarquia e o comunismo libertário.
[21h30] Apresentação do álbum: “Sen esquencer”, a cargo do cantautor Buterflai.
Todas as atividades serão no SÁBADO 14 DE AGOSTO, no exterior da Casa de la Juventud de Garrido, realizando-se todas ao ar livre.
Os participantes deverão cumprir todas as medidas de segurança e de distância.
Mais informações em: encuentrosalamanca@gmail.com
encuentrosalamanca.blogspot.com
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Quando a chuva pára
Por uma fresta nas nuvens
Surge a lua cheia.
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!