A imprensa constrói periodicamente um anarquismo imaginário, com numerosos grupos de revolucionários profissionais que se dedicam a viajar pelo mundo semeando distúrbios. E ainda há muitos companheiros anarquistas que compram a história. Ojalá fosse verdade. Mas a realidade é muito mais mundana: quando os Estados exageram deliberadamente o potencial subversivo dos anarquistas, eles não apenas procuram construir um bode expiatório, mas também desencadear uma repressão exemplar e desproporcional que de outra forma não poderiam justificar. O anarquismo é um alvo fácil e recorrente porque, como temos visto, uma verdadeira e infundada “lenda negra” foi construída em torno dele, enfiada com mil preconceitos e lugares comuns. É esta lenda que tornou possível que uma tortura em uma delegacia, uma morte na prisão, uma pena de 40 anos, seja menos alarmante se aqueles que os sofrem suportarem o “sinal de Caim” da anarquia.
Leyenda Negra. La criminalización del anarquismo a través de la Historia
Autor / es: Ruymán Rodríguez
Editorial: Ed. Calumnia
Páginas: 148
Tamanho do livro: 180 cm × 130 cm
Ano publicação: 2021
Preço: €8.00
calumnia-edicions.net
agência de notícias anarquistas-ana
Na noite escura
um mar de espuma
chama pela lua
Eugénia Tabosa
esperemos que si, asi se difunde más, salud
A FACA agradece a ressonância que nossas palavras tem encontrado na ANA: ideias e projetos autônomos, horizontais, autogeridos e anticapitalistas…
parabens
Parabéns pela análise e coerência.
Olá Fernando Vaz, tudo bem com você? Aqui é o Marcolino Jeremias, um dos organizadores da Biblioteca Carlo Aldegheri, no…