A Cátedra Jorge Alonso publicou recentemente a Economia Anticapitalista em Rojava. As contradições da revolução na luta curda, uma extensa pesquisa feita por Azize Aslan.
O livro lança a hipótese de que, para criar uma verdadeira emancipação social, a revolução deve romper com a regra do capitalismo, criando espaços e práticas anticapitalistas e comunais. Neste sentido, a pesquisa de Aslan se concentra na organização da economia social, cooperativas e economia feminina, a fim de analisar a capacidade anticapitalista da experiência da Revolução de Rojava (Curdistão sírio).
No prefácio do livro, o intelectual John Holloway escreve: “É um grande mérito do trabalho de Azize que ele coloque o caráter contraditório do movimento curdo no centro de sua pesquisa e que ele desenvolva o tema precisamente em um estudo detalhado da organização econômica e de suas dificuldades. Isto implica, por um lado, um conhecimento detalhado, baseado no trabalho de campo realizado em condições que teriam me aterrorizado, e também uma abertura para discutir as contradições do processo no contexto de uma discussão mais geral sobre o que significa a revolução anticapitalista e antipatriarcal. O trabalho de Azize é uma enorme conquista, que também nos fala da abertura e da força autocrítica que é uma característica do Movimento Curdo”.
> Para ler ou fazer o download do livro, clique aqui:
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
A noite flutua
e as rosas dormem mimosas
aos beijos da lua.
Humberto del Maestro
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…