Alerta e petição de apoio antes do julgamento de 13 de outubro de 2021!
Dois anos após a tremenda efusão de solidariedade sem fronteiras que permitiu a dois membros do Rouvikonas evitar a prisão, uma nova ameaça de magnitude sem precedentes paira sobre o grupo. Um julgamento kafkiano aguarda Giorgos e Nikos em 13 de outubro, com base em acusações falsas. Esta tentativa de criminalizar o movimento social poderá custar a estes dois ativistas políticos prisão perpétua. O grupo deles, por mais impecável e exemplar que seja, tornou-se obviamente muito desconfortável. Uma nova mobilização internacional é necessária.
Os fatos: em 7 de junho de 2016, um traficante de drogas foi executado em Atenas, no distrito de Exarchia. Esta execução é reivindicada por um coletivo de autodefesa chamado “Milícia Popular Armada” que declara que o traficante de drogas se comportou de forma violenta, ameaçadora e perigosa em Exarchia, tanto em relação aos membros do movimento social quanto aos habitantes do bairro.
Três anos se passaram. Nenhum membro do Rouvikonas é o objeto da investigação. Em julho de 2019, Kyriakos Mitsotakis [primeiro-ministro da Grécia] chegou ao poder na Grécia e promete, entre outras coisas, pôr um fim “por todos os meios” ao grupo anarquista Rouvikonas, reconhecido em todo o país por suas ações de solidariedade e resistência não relacionadas a este tipo de processo. Após alguns meses, em março de 2020, um juiz de instrução assumiu o caso e acusou dois ativistas do Rouvikonas: Nikos Mataragkas e Giorgos Kalaitzidis, respectivamente, de assassinato e incitação ao assassinato.
Mas em junho de 2020, após suas audiências de acusação, ambos foram liberados sem fiança e o processo foi logicamente arquivado.
Mudança dramática ocorre em abril de 2021: embora o processo esteja vazio contra os membros do Rouvikonas, o Estado e os mecanismos repressivos decidem subitamente processar Giorgos e Nikos com base em acusações falsas e seu julgamento está agendado para 13 de outubro de 2021.
Esta manipulação por parte dos poderes – que fazem de Giorgos e Nikos seus reféns e visa destruí-los política e fisicamente: eles arriscam a pegar prisão perpétua! O objetivo também é prejudicar a imagem do grupo Rouvikonas e criminalizar o movimento social na Grécia, como fizeram os coronéis no poder há cinquenta anos.
Diante deste julgamento kafkiano, apoiamos os ativistas políticos e solidários Giorgos Kalaitzidis e Nikos Mataragkas e exigimos a suspensão imediata do julgamento.
Pedimos o fortalecimento do comitê de apoio internacional: support@rouvikfrancophone.net (envie seu nome, sobrenome e profissão para juntar-se aos signatários).
Também convidamos você a apoiá-los financeiramente neste confronto, que não se limita a este julgamento contra o grupo Rouvikonas: o grupo está frequentemente sujeito a procedimentos legais por razões menos sérias, mas muito caras (no total, para todas as ações atualmente em julgamento e nos próximos meses, os custos legais do grupo totalizam várias dezenas de milhares de euros):
https://fr.gofundme.com/f/soutien-giorgos-et-nikos-athnes
Finalmente, chamamos aqueles que puderem, para uma manifestação de apoio no dia do julgamento: quarta-feira, 13 de outubro, às 09h00, no tribunal de Efeteio, c/Degleri 4, em Atenas. Fotos de ações de apoio fora da Grécia também são bem-vindas.
Que nenhum de nós caia diante do poder sozinho.
Comitê Internacional de Apoio a Giorgos Kalaitzidis e Nikos Mataragk
>> Sobre as ações de resistência e solidariedade do Rouvikonas na Grécia (vídeo de 10 minutos):
https://www.youtube.com/watch?v=342ZzVVCm70&feature=emb_title
>> Algumas respostas a perguntas comuns sobre o Rouvikonas:
– Rouvikonas é também um grupo de solidariedade que frequentemente realiza ações com gregos precários e migrantes, incluindo a distribuição de alimentos e outras formas de ajuda.
– Rouvikonas é também um grupo antifascista, sobretudo desde que o Rouvikonas criou a rede antifascista Distomo (que ajudou a expulsar o Aurora Dourada do centro de Atenas, muito antes das sanções legais).
– Rouvikonas é um grupo misto onde as garotas estão muito presentes e onde o sexismo, machismo e virilismo são rejeitados (o grupo também inclui uma seção feminista muito ativa e autônoma).
– Rouvikonas inclui membros de várias nacionalidades e origens.
– Rouvikonas é composto em sua maioria por trabalhadores precários.
– Rouvikonas rejeita a vanguarda e não quer ser rotulado como tal.
– Rouvikonas não está ativo apenas em Exarchia, mas em toda a Grécia.
– Rouvikonas realiza reuniões públicas regulares para discutir com as pessoas que querem ser informadas e possivelmente se juntar ao grupo.
– Rouvikonas frequentemente realiza ações em conjunto com outros grupos (Anars de Tessalônica, Curdos, migrantes, antifas, solidariedade…).
– Rouvikonas é filiado à Federação Anarquista da Grécia – AO (anarxiki omospodia).
– Rouvikonas também participa de reuniões, concertos ou mesmo torneios de futebol antifa que reúnem diferentes coletivos.
Fonte: http://blogyy.net/2021/09/22/deux-membres-de-rouvikonas-menaces-de-prison-a-vie/
agência de notícias anarquistas-ana
Dia de primavera —
Os pardais no jardim
Tomam banho de areia.
Onitsura
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!