Ninguém foi machucado no ataque noturno
Um grupo anarquista [ΑΝΑΡΧΙΚΟΙ-ΕΣ] bombardeou o lado externo de um centro de dados do governo grego em protesto contra a vigilância e a prisão de 14 indivíduos.
No Indymedia Atenas, o grupo de anarquistas reivindicou a responsabilidade pelo ataque de 10 de outubro, acrescentando “da próxima vez não atacaremos janelas e paredes”.
Aproximadamente sete molotovs são mostrados sendo jogados no prédio em um vídeo granulado postado pelo grupo. A maioria explode no estacionamento, com alguns atingindo os lados do escritório e do centro de dados. Ninguém foi ferido no ataque.
O prédio da Secretaria Geral de Sistemas de Informação da Administração Pública em Moschato abriga o principal domínio gov.gr usado pela maioria dos sites e serviços governamentais.
Em um post recebendo crédito pelo ataque, o grupo disse que “a administração central grega quer um banco de dados digitalizado para combater a ilegalidade – ou melhor, para seu controle absoluto”. O grupo apontou para um acordo secreto entre o governo grego e o controverso negócio de grandes dados e vigilância Palantir.
O grupo alegou que o governo estava visando aqueles que falaram, e que 14 “camaradas” haviam sido detidos e estavam sendo forçados a dar o DNA. “Nossa ação na Secretaria Geral de Sistemas de Informação é um sinal de solidariedade com os camaradas”.
O centro de dados é apenas um entre dezenas de ataques a bomba e fogo postos em alvos em toda a Grécia este ano, com críticos alegando que o partido de direita Nova Democracia usou a pandemia para justificar uma série de políticas repressivas destinadas a esmagar grupos de extrema esquerda e anarquistas.
Neste mês, indivíduos desconhecidos explodiram um dispositivo incendiário no escritório do deputado do Nova Democracia Yiannis Kallianos.
>> Link da reivindicação de responsabilidade [idioma grego]: https://athens.indymedia.org/post/1614804/
>> Vídeo do ataque: https://athens.indymedia.org/media/upload/2021/10/20/%CE%9A%CE%A0%CE%A3.mp4
Tradução > solan4s
agência de notícias anarquistas-ana
As águas silentes
E a névoa sobre o capim —
Entardece agora.
Buson
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!