
Ninguém foi machucado no ataque noturno
Um grupo anarquista [ΑΝΑΡΧΙΚΟΙ-ΕΣ] bombardeou o lado externo de um centro de dados do governo grego em protesto contra a vigilância e a prisão de 14 indivíduos.
No Indymedia Atenas, o grupo de anarquistas reivindicou a responsabilidade pelo ataque de 10 de outubro, acrescentando “da próxima vez não atacaremos janelas e paredes”.
Aproximadamente sete molotovs são mostrados sendo jogados no prédio em um vídeo granulado postado pelo grupo. A maioria explode no estacionamento, com alguns atingindo os lados do escritório e do centro de dados. Ninguém foi ferido no ataque.
O prédio da Secretaria Geral de Sistemas de Informação da Administração Pública em Moschato abriga o principal domínio gov.gr usado pela maioria dos sites e serviços governamentais.
Em um post recebendo crédito pelo ataque, o grupo disse que “a administração central grega quer um banco de dados digitalizado para combater a ilegalidade – ou melhor, para seu controle absoluto”. O grupo apontou para um acordo secreto entre o governo grego e o controverso negócio de grandes dados e vigilância Palantir.
O grupo alegou que o governo estava visando aqueles que falaram, e que 14 “camaradas” haviam sido detidos e estavam sendo forçados a dar o DNA. “Nossa ação na Secretaria Geral de Sistemas de Informação é um sinal de solidariedade com os camaradas”.
O centro de dados é apenas um entre dezenas de ataques a bomba e fogo postos em alvos em toda a Grécia este ano, com críticos alegando que o partido de direita Nova Democracia usou a pandemia para justificar uma série de políticas repressivas destinadas a esmagar grupos de extrema esquerda e anarquistas.
Neste mês, indivíduos desconhecidos explodiram um dispositivo incendiário no escritório do deputado do Nova Democracia Yiannis Kallianos.
>> Link da reivindicação de responsabilidade [idioma grego]: https://athens.indymedia.org/post/1614804/
>> Vídeo do ataque: https://athens.indymedia.org/media/upload/2021/10/20/%CE%9A%CE%A0%CE%A3.mp4
Tradução > solan4s
agência de notícias anarquistas-ana
As águas silentes
E a névoa sobre o capim —
Entardece agora.
Buson
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!
Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!