O intuito desta obra é demonstrar a influência do pensamento anarquista na organização do operariado brasileiro no séc. XX, por meio de um recorte teórico que destaca as influências anarquistas exercidas no contexto da Confederação Operária Brasileira (COB). A influência do anarquismo na organização e nas lutas do movimento operário brasileiro se refletiu no pensamento educacional da época e colaborou para a construção de diversos espaços educativos, nos quais a formação do operariado e de suas famílias era compreendida de maneira integral, distinta dos modelos estatais e confessionais. Neste livro, há um breve resumo do que seria o anarquismo, no âmbito de uma ideologia política, social e filosófica, bem como a definição do sujeito anarquista e os fundamentos práticos das propostas de Educação que orientam as suas ações.
Anarquismo & Educação
A influência na educação a partir do Movimento Operário Brasileiro
Renato Padilha
184 p.
R$42,00
editoratekoa.com.br
agência de notícias anarquistas-ana
Joaninha caminha
no braço da menina.
Olhar encantado.
Renata Paccola
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata